segunda-feira, 21 de março de 2011

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Com base no texto "Frio Exterminador", registre sua opinião ou até mesmo comente a opinião postado por outro colega. 
A pergunta para discussão neste fórum é: "O estudo apontado no texto mostra o desaparecimento em massa de algumas espécies devido às mudanças climáticas. Hoje, observamos um quadro de mudanças climáticas acentuadas, na sua opinião, os seres humanos podem ter o mesmo destino, portanto o desaparecimento, como aconteceu com outras espécies?!"

89 comentários:

  1. Acho que pode acontecer sim, pois se várias espécies se extinguiram, porque os seres humanos seriam diferentes? Com essa mudança no planeta que vem acontecendo nesses últimos anos, aquecimento da superfície, terremotos, enchentes... De repente pode acontecer algo com o qual não estamos preparados e virmos à extinção.

    ResponderExcluir
  2. Penso que os seres humanos, mesmo que estejam caminhando para um estado crítico ambiental, possam conter um suposto desaparecimento deles mesmos. A tecnologia e os avanços criados pelo homem estão cada vez mais intensos e, quando e SE começar a haver um desaparecimento ou problemas semelhantes, serão capazes de contê-los.
    Sabrina Cristiny

    ResponderExcluir
  3. Penso que o ser humano está traçando seu próprio destino. Se formos parar para pensar, nenhuma das nossas tecnologias independem do ambiente ou dos recursos que ele nos oferece. Caso estas mudanças climáticas se acentuem de forma drástica,os seres humanos com certeza sofrerão as consequencias, sendo elas a extinção ou não. Mas mudanças graves serão inevitáveis, por isso deveriamos preservar o que ainda nos resta e pensar a longo prazo.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, gostaria de deixar claro que entendo o que foi pedido e sei que milhares de espécies entraram em extinção. Isso é comprovado pela ciência (através de vestígios fósseis, etc.), e quem sou eu para duvidar? Mas, apesar de tudo, acredito que a espécie humana não entrará em extinção. Por quê? Por um simples motivo: Deus, o criador dos céus e da terra, nos fez a Sua imagem e semelhança. Ele criou o homem diferente de todos os outros animais, com capacidades e inteligência indiscutível. Para quê? Para O adorá-lo. E por qual motivo Deus deixaria sua "perfeita criação" se extinguir? Deus é amor, e seu infinito e misericordioso amor por nós é tão grande que Ele enviou o seu filho para morrer por nós. O mundo anda de mal a pior, eu sei (a natureza pede socorro). Mas antes dele ser destruído de vez, aqueles, salvos em Cristo, já estarão morando na Glória com Ele. Sei que esse pensamento é distinto dos outros e até considerado um equívoco para muitos, mas essa é a minha opinião. Repito: não sou contra a ciência, apenas expus o que acredito. E como esse é um Fórum de Discussão, deixo aqui minha contribuição.
    Marcela - 2º F2

    ResponderExcluir
  5. Os problemas climáticos ,como terremotos com forças gigantescas,as enchentes com a destruição de casas e famílias demonstram a força sem precedentes da natureza frente as ações cometidas pelo homem tendo como conseqûencia a morte maciça de pessos vítimas de catastrofes.Para que os problemas sejam revertidos se faz necessário a concientizacão do homem sobre tais problemas e sua magnitude no mundo atual.LUIZA NACIF

    ResponderExcluir
  6. Frente aos acontecimentos dos últimos anos, em relação a ultilização humana dos recursos naturais e consequências, as reflexões nos levam ao pior. Percebemos, quão grande é a "rebelião" ambiental, podendo sim levar a extinção da espécie humana. Mais penso que seria muito dificl isso acontecer, porque teria que ocorrer algo de caráter global, sendo que cada região terrestre possuiu suas próprias característas geológicas, climáticas, entre outras. E apesar de também concordar com a Marcela Tavora, nao tenho argumentos para expor minha opinião, entao depois eu volto e termino hahahah : D

    ResponderExcluir
  7. Essas mudanças climáticas ocorrem de forma lenta. Acredito que se essas mudanças chegarem ao ponto de ameaçar a sobrevivência dos seres humanos, o homen encontrará uma solução.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, valeu pelos comentários expostos até aqui. Bruna, aguardo o seu retorno (rsrsrsr)!
    Agoro, deixo algumas perguntas e comentários, só propagar nossa discussão:
    Dindo, será que as mudanças, provocadas pela ação humana, são tão lentas assim???
    Marcela, sermos iguais ao criador é o suficiente para termos as mesmas atitudes Dele? Lembre-se que fomos "expulsos do paraíso". Por que Ele nos deu um bem super importante: a liberdade para fazermos as nossas escolhas. Bem lembrado pela a Ana Laura, quando ela diz que traçamos o nosso destino. O que você acha disto???
    Sabrina, o avanço tecnológico começa a ser discutido, principalmente o nuclear, mesmo assim você acredita que ele será o salvador da pátria, ou melhor da Terra? Ou o comentário da Luiza Nacif faz sentido???
    Thais, por enquanto a única que acredita na possibilidade de extinção. Vamos esperar outros comentários sobre isto, tá!!!!
    Por hora é só!! Obrigado por aceitarem a proposta, sejamos bem-vindos ao fórum virtual!!!

    ResponderExcluir
  9. O que aconteceu como explicito no texto só mostra mais ainda como os clima pode sim afetar aqueles que nao sao acostumados.... mas os humanos vem cada vez usufruindo mais do que o necessario. Eles nao tem controle sobre o clima mais provocando ao meio ambiente automaticamente ele afeta nao só ao clima as outras especies mais a si mesmo ... porque nao se sabe se nos podemos sobreviver a um clima abaixo de zero e nem tao acima dos quarenta graus!!!
    O avanço tecnologico nao é a explicaçao para tudo que vem acontecendo, mais daqui a pouco o homem poderá até controlaor o clima mais pode prejudicar a si mesmo.... a tecnologia nuclear nao explica tudo que pode vir a acontecer realmente se o homem vier a ter esse poder!!! Victoria Loreto

    ResponderExcluir
  10. Victoria, você acha que o ser humana conseguirá controlar o clima??!! Caso isto aconteça ele dará um grande passo para conseguir controlar a natureza. Você acredita nisto mesmo???

    ResponderExcluir
  11. Com certeza, o ser humano possui o livre arbítrio, e talvez por esse motivo usufruiu de forma indevida a "casa" que Deus lhe deu. E mesmo sendo imagem e semelhança do Pai, o homem não é perfeito, pelo contrário. Agora, apesar de todos os defeitos e fraquezas, Ele sempre nos espera de braços abertos, disposto a "quebrar o vaso e fazê-lo de novo". De uma coisa tenho certeza: o mundo terreno pode até se esgotar, mas em Jesus viveremos por toda a eternidade!
    Marcela T.

    ResponderExcluir
  12. Marcela, portanto, usufruindo, como você disse, de forma indevida, seremos ou não uma espécie em instinção???

    ResponderExcluir
  13. Boa noite.
    Sobre a pergunta , na minha opinião os seres humanos poderão sim desaparecerem,como em outros comentários , o ser humano essa traçando seu próprio destino,ou seja sua extinção. Com essas atitudes , ambição , os homens , esquecem que sem a natureza,estarão liquidados,mas existem várias soluções para melhorar o planeta , e 'nos salvar'', se todos pensasem juntos , e trabalhassem nisso, o mundo melhoraria,e a chance de desaparecermos seria bem menor. Obrigada !

    ResponderExcluir
  14. Acho que a extinção humana é tão possivel quanto a extinção de outros animais no passado e até no presente. Nós seres humanos não estamos preparados para qualquer reação que a natureza tiver algum dia com relação há nós, pois usamos seus recursos dela de maneira errada, de modo que um dia ela não sustentará e dizimará a humanidade :O
    Nicolas.

    ResponderExcluir
  15. Nara, Nicolas e Thais, suas opiniões de assemelham. Mostra que nós, humanos, somos interdependentes, portanto, formamos uma teia de relações. E se um elo dessa corrente se rompe, todos podem se afetar. Mas deixo uma pergunta: nossa inteligência pode mudar essa história??

    ResponderExcluir
  16. A natureza que nos criou, pode ser a mesma que pode nos levar a extinção. Como ocorreu com varias outras especies que nao se adaptaram ao "novo" ambiente que a propria natureza proporcionou. O desejo de poder, a globalização,enfim a cultura atual, o mundo como ele se comporta afeta sim qualquer tipo de ecossistema terreste. Mas, como tudo, há sim uma saida, embora seja bem tardia, se nós usarmos da nossa inteligencia para um mundo melhor, estaríamos tentando mudar esse destino, porém essa mesma mudança esta intimamente ligada à cultura da sociedade, porque para que possamos mudar algo temos que mudar consequentemente a forma como agimos e pensamos... Bom se alguem nao concorda, estou disposta a aceitar outras opiniões para com o assunto. Yara Leal

    ResponderExcluir
  17. O ser humano é o unico animal racional neste planeta, temos a inteligencia e meios para criar diversas formas para controlar o que vem acontecendo com o nosso planeta, mas se acontecer de novo uma era glacial como poderemos evitar? Nos enfiando em uma casa com uma lareira? e as árvores? a lenha irá a cabar e nós vamos morrer de frio e fome. E se o planeta esquentar de mais? Como vamos fazer? Nada, nossos recursos estão acabando e nossas possibilidades de reverter esse jogo também, enquanto o ser humano não resolver mudar de vez, aos poucos estamos cavando nossa própria cova. E já que Deus nós criou e morreu por nós Marcela, por que então ele vem permitindo q isso tudo aconteça? E o povo do Japão, são ateus? para ter acontecido isso com eles? Milhares de mortos e tudo culpa da natureza, Deus interfere em suas ações e ultimamente os seres humanos estão deixando Deus de lado e isso é como punição para tanto descaso do que ele efez por nós, só porque vc axa q Deus criou nós, ele não é capaz de criar algo melhor do que os seres humanos? não Marcela?

    ResponderExcluir
  18. Thays Campos

    Na minha opinião, é possível que a espécie humana seja extinta em um futuro próximo, pois se à cerca de 450 milhões de anos atrás, desapareceram mais de 75% das espécies marinhas, devido ao súbito esfriamento do planeta, por quê não poderá chegar o dia em que espécies atuais, entre elas os seres humanos, desaparecerão por causa do aumento da temperatura, ocasionado pelo aquecimento global?
    É complicado olhar essa situação por esse ângulo, mas devemos considerar todas as hipóteses, principalmente pelo fato de que de algumas décadas recentes, o clima vem sofrendo algumas alterações.

    ResponderExcluir
  19. Yara, Tata e Nana (as gêmeas), gostei da opinião de vocês, clara e fundamentada. Já passou da hora de revermos nossas atitudes em relação ao meio em que vivemos, será que queremos "pagar pra ver"!

    Thais, falar e escrever sobre Deus, é sempre uma tarefa muito difícil. Mas vou me atrever. Será que ainda cabe em nossas mentes a figura do Deus castigador?! Aquele que pune?! Acredito que não né. Deus nos ensinou a amar, respeitar, acreditar... e nos presenteou com a liberdade. E que presente né!!! Pena que ainda não aprendemos a usa-la. Com certeza Ele é aquele Ser que nos espera de braços abertos, prontos para nos ouvir, pronto para nos acolher, pronto para ensinar-nos que é sempre possível mudarmos a direção das nossas vidas. Portanto, em relação ao nosso fórum, Ele nos mostra que é possível cuidarmos da nossa Terra, do nosso Paraíso!! O que você pensa sobre isto????

    ResponderExcluir
  20. Na minha opinião a espécie humana pode sim entrar em extinção, por causa das mudanças de temperatura, como aconteceu a 450 milhões de anos.
    A temperatura já está sujeita a sofrer alterações, mesmo sem a intervenção humana, mas como o homem já está intervindo, ela está sofrendo muito mais alterações e rapidamente, e com isso o ser humano pode não se adaptar e acabar entrando em extinção.

    ResponderExcluir
  21. Taynná, (a outra gêmea) muito bem!!! Mas podemos reverter, mudando nossas atitudes???!! Basta querer né!!!! Mas queremos????

    ResponderExcluir
  22. Dentre do que foi comentado, continuo ainda com a minha opiniao a respeito da cultura ligada À natutureza, e ao nosso destino. Em partes concordo com a thais a respeito de Deus, aquele que deu pode muito bem tirar de nós, porém podemos pensar que Ele pode nos mostrar um caminho a ser seguido (baseado na ideia do walber) para que a humanidade nao tenha um fim.

    ResponderExcluir
  23. Prof. walber
    Eu penso assim, o ser humano tem a inteligência de criar bombas, robôs, etc. São tantas coisas pra se beneficiar, que essa inteligência, acaba virando uma ''burrice'' enorme, porque com tantas coisas a nosso mundo , está ficando de lado,em segundo plano, se o ser humano não 'acordar' agora, amanhã pode ser tarde demais :S:S Obg.

    ResponderExcluir
  24. Pelos vestígios fósseis, sabemos que tipos de organismos habitaram a terra há milhares e milhões de anos atrás. A pergunta que tentamos responder é: Porque esses organismos não se encontram presente no dia de hoje?
    Uma teoria é de que a terra passa por transformações no clima que seleciona as espécies mais resistentes, as mais frágeis que não suportam o clima, morrem, deixando de vestígio seus fósseis (a razão pela qual sabemos que eles existiram), a transformação em questão foi a glaciação, que congelou a camada superficial da água, diminuindo o habitat marinho e seus recursos. Se considerarmos que essa transformação ocorre em intervalos de tempos e que, quando a nova glaciação ocorrer as atitudes do homem não o terem destruído, poderíamos ser "selecionados”, porque com a tecnologia que o homem dispõe hoje, os que poderem pagar para sobreviver, poderiam garantir a "perpetuidade da espécie".
    Se não mudarmos de postura, e passarmos a considerar a sociedade humana como um todo e não individualmente (óbvio respeitando os hábitos e costumes de cada um) somente a "elite" humana sobreviverá, mas a extinção da espécie humana é um termo forte , que acredito ser quase improvável.
    Espero suas opiniões(professor e ALUNOS),acredito que em minha opnião conseguiu "sintetizar" o comentário de vocês(rsrsrsrs). Espero que meus argumentos sirvam de apoio.
    Ps: Respondendo a pergunta do Walbão:"Mas queremos????" ... acredito que essa resposta seja NÃO, o ser humano acomoda em seus hábitos e costumes e para mudarmos é sempre necessário uma catástrofe, um exemplo atual é o desastre no Japão.
    Agora minha pergunta: Será que os japoneses vão mudar os seus hábitos(formas de obter energia, relacionamentos sociais, etc.)?

    ResponderExcluir
  25. Walber vim aqui responder sua pergunta como disse que faria. Ao dizer que traçamos o nosso destino, acredito que a partir do momento em que decidimos colocar uma escolha em prática, temos de estar prontos para as consequencias que essa escolha gerará. O ser humano tem priorizado o dinheiro à propria vida. O poder hoje em dia é mais importante do que garantir que todas as famílias tenham o que colocar na mesa. Essas escolhas que na minha opinião são erradas, estão nos levando a situações extremas. Com isso, o planeta grita por socorro, mas os poderosos tentar abafar tudo isso. E como são poucos os que realmente lutam pra mudar a situação, o planeta vai se degradando cada vez mais, e os alertas continuam. Se o último foi este desastre no Japão, que arrancou vidas, lágrimas do rosto de mães com a perda de seus filhos, qual será o próximo? Enquanto isso a luta no norte da áfrica, onde mais e mais pessoas inocentes morrem, e pelo o que? poder. uma palavra tao simples mas com um custo inexplicavelmente grande. Então, estamos traçando nosso destino, e digo nós porque por mais que pensemos 'eu quero ajudar', simplesmente nao e facil fazer isto sozinho. estamos em uma propria guerra. O ser humano está se esquecendo dos proprios valores, e talvez isso custe até mais do que a propria extinção.

    ResponderExcluir
  26. Galera, nosso fórum está ficando em alto nível, está ficando bom demais!!! Mas vamos aos comentários...

    Ana Laura, suas colocações são sábias, quando você diz: "O ser humano está se esquecendo dos proprios valores, e talvez isso custe até mais do que a propria extinção". Lendo suas colocações, pensei que podemos nos tornar "extintos vivos", habitantes planetários que não conseguem mais ser "ser humano".E com certeza esta situação talvez é pior que a própria extinção. Pois perderemos nossas essenciais, ratificando ainda mais aquele velho conhecimento filosófico, que somos o lobo do próprio homem.

    ResponderExcluir
  27. Nicola, no século XXI é inconcebível pensarmos o ser humano de forma fragmentada, somos co-participantes, co-responsáveis... e por isso vivemos em sociedade, mesmo ainda tendo muitos desafios a serem vencidos. E neste caso, querer, ter atitude se torna fundamental. Agora, sobre o Japão, acredito que eles ainda não conseguiram ver além da própria destruição física. E por isso o acontecido, nos últimos dias, talvez será o primeiro de tantos outros.

    ResponderExcluir
  28. Essas mudanças climáticas que ocorreram devido à intervenção do homem, podem significar que nos estamos cavando nossa própria cova. Estamos caminhando para um quadro que difícil mente será revertido, apesar de muita idéias para melhorá-lo.

    ResponderExcluir
  29. Por mais que tenhamos diversas opniões, acredito que o homem é suficientemente inteligente para saber agir perante tal situação.. Acho que seria um equivoco dizer que a espécie humana possa entrar em extinção, diante da sua capacidade e diante do que acredito como criador da vida. Por mais que estejamos usando da natureza de forma errada, Deus fez nós seres humanos para obra Dele, e dessa forma Ele não acabaria com a vida assim.
    Pâmela Tavares

    ResponderExcluir
  30. Pâmela, vamos fomentar nossa discussão, quem está acabando com a vida: Deus ou nós??? Deus criou o homem para sair do paraíso, para pegar??? Ou pegamos por nossas escolhas?? Quando você diz que: "Deus fez nós seres humanos para obra Dele, e dessa forma Ele não acabaria com a vida assim",Será que na obra Dele faz parte o nosso fim???
    Se a opinião do Augusto faz sentido,a responsabilidade pelo fim é nossa e não de Deus.

    ResponderExcluir
  31. Tayná Machado
    Acho que pode acontecer sim,pois tudo o que vem acontecendo a principal causa é o homem entao se ele pode destruir tantas vidas,pode acontecer também algo que nenhum ser humano espera.E a cada dia que passa vem acontecendo coisas piores.

    ResponderExcluir
  32. VICENTE VAN GOGH

    A AMEAÇA DO AQUECIMENTO GLOBAL É REAL, OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, MAIORES RESPONSÁVEIS POR ESTE AQUECIMENTO, PROVAVELMENTE ESTARÃO EM USO POR MAIS UNS 15 ANOS, SEM QUERER SER PROFETA, EM BREVE A HUMANIDADE DESCOBRIRÁ UMA SUPER FONTE DE ENERGIA, QUE NÃO CAUSARÁ POLUIÇÃO, NÃO TERÁ NENHUM IMPACTO AMBIENTAL, O QUE PODERÁ REVERTER ESTE QUADRO SOMBRIO, RESTARÁ AO HOMEM TOMAR CONSCIÊNCIA E CUIDAR DA NATUREZA, EVITANDO O DESMATAMENTO, A POLUIÇÃO DOS RIOS E MARES.

    ResponderExcluir
  33. Bem , eu acho que o ser humano nào está preparado para nenhuma reacão da natureza contra as suas agressões constantes, e se os animais existentes nos polos estào desaparecendo e entrando em extincão, é porque é culpa do homem. E se nào cuidarmos bem do nosso planeta, logo logo o próximo animal a entrar em extincào seremos nós.

    ResponderExcluir
  34. Respondendo algumas perguntas: Walber, como vc mesmo disse, às vezes pensamos em Deus como um Deus castigador e punitivo. E isso realmente é um equívoco. Diante das maravilhas que Ele nos deu, seria “injusto” referi-lo dessa forma. Apesar do homem estar cada vez mais destruindo o presente de Deus, existe um propósito na vida de cada ser humano. Por isso penso que Ele não permitiria que a espécie humana fosse extinta. Thaís, a desgraça não significa totalmente uma punição. Deus mesmo disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, porque eu venci o mundo”. Claro que a natureza só está respondendo o mal cuidado do homem para com ela. Plante destruição, colherá destruição. Agora, quando vc perguntou “por que então Ele vem permitindo q isso tudo aconteça?” Porque a Sua vinda está próxima! Ele mesmo falou: Observai os sinais (guerras, fomes, pestes, terremotos, maremotos) Mt 24. 3 a 8. E quer sinal mais evidente do que a destruição do planeta? E uma coisa tenho certeza, com os outros seres vivos, a extinção foi fatal. Mas com o ser humano, não. E a vida depois daqui? Pode não restar um homem na terra, que ainda assim, não estará extinto. Porque “extinto” significa acabado, destruído. Por isso acho um equívoco o termo “ser humano em extinção”. Aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça – 2Pe 3-13. Como a Pâmela disse, Deus nos fez seres humanos para obra Dele. E os justos herdarão a VIDA ETERNA.

    ResponderExcluir
  35. Pelo visto isso aqui está se expandindo. rs. Provavelmente mtos nao me conhecem, mas desde ja deixo exposta a minha opiniao. No livro de Apocalipse retrata tudo o que está acontecendo nos dias atuais. E se o ser humano vai se extinguir? De um certo modo, sim, porque em breve Jesus voltará para buscar os que se entregaram totalmente à Ele. E boa parte da população mundial irá subir.

    E nós evangelizamos, fazemos a nossa parte, para que esse número cresça a cada dia.

    Agora... se vamos ser extintos como as outras espécies? Por causa de clima ou algo parecido?
    -Não. Acredito que nao, Jesus volta antes disso. ;)

    Indico: Estudo do Apocalipse.

    ResponderExcluir
  36. Aqui eu já to cansada, toda vez que eu vou postar um comentaria, ta La todo bonitinho, ai quando eu vou postar da erro e eu perco toda a minha redação, agora s ovo responder a risca mesmo, sem ladainha, porque eu estressei!Respondendo o Walber: Deus nos mostra sim como cuidar de nosso paraíso, mas nos tapamos nossos olhos para o que Ele nos mostra e tapamos nossos ouvidos para seus conselhos, por isso estamos definhando , não estamos consultando ao Senhor em nossas ações. Marcela: E a vida depois daqui? Pode não restar um homem na terra, que ainda assim, não estará extinto. Porque “extinto” significa acabado, destruído. Por isso acho um equívoco o termo “ser humano em extinção”. Nesse fórum estamos falando de extinção na Terra, eu concordo com você que somos eternos, mas nos céus , mas na Terra eu acho que não como você mesmo disse durante dois comentários, que eu já havia comentado eles, mas perdi e meu comentário por causa de um erro, ai desanimei e tal, mas na minha opinião é que os seres humanos podem ser extintos sim, NA TERRA!

    ResponderExcluir
  37. é marcelinha trouxe ate o "amigo" pra participar do nosso forum, alto nivelll

    ResponderExcluir
  38. Isso aqui tá mais pra um fórum apocalíptico O.o
    Existe uma música do Ozzy, chamada Dreamer, eis aqui a tradução:

    Sonhador Ozzy Osbourne

    Olhando pela janela para o mundo lá fora
    Pensando se a Mãe Terra vai sobreviver
    Esperando que os homens parem de abusar dela, um dia

    No fim das contas somente existe nós dois
    E aqui estamos ainda lutando por nossas vidas
    Assistindo a história se repetir, dia após dia.

    Sou só um sonhador
    Eu sonho minha vida inteira
    Sou só um sonhador
    Que sonha com dias melhores

    Eu assisto o sol se por como todos nós
    Esperando que a madrugada traga bons sinais
    Um lugar melhor para os que virão atrás de nós, dessa vez

    Sou só um sonhador
    Eu sonho minha vida inteira
    Sou só um sonhador
    Que sonha com dias melhores

    O seu poder maior pode ser Deus ou Jesus Cristo
    Não importa muito para mim
    Sem a ajuda uns dos outros não existe esperança para nós
    Estou vivendo em um sonho de fantasia

    Se pelo menos pudessemos encontrar serenidade
    Seria bom se pudessemos viver como um só
    Quando essa raiva, ódio e intolerância vão acabar

    Sou só um sonhador
    Eu sonho minha vida inteira
    Sou só um sonhador
    Que sonha com dias melhores

    Sou só um sonhador
    Que procura um caminho, hoje
    Sou só um sonhador
    Sonhando minha vida inteira

    http://www.vagalume.com.br/ozzy-osbourne/dreamer-traducao.html#ixzz1Hin4d2Jo




    Sintetizando, estamos abusando da Terra e vendo a história de desastres se repetir, sem se importar com os que virão depois de nós. Se Deus existe, pq ele não impediu esses desastres,quantos morreram com o tsunami do Japão? Agora invertendo: Quantos deixaram de morrer nesse desastre pq Deus existe ??? Se eu tenho a vida que tenho é pq Deus existe sim , mas e os que não têm mais suas vidas? Não se trata do mesmo deus? Ou há outra coisa por trás disso? Mas sem a ajuda uns dos outros, nós, humanos, não haveriam resgastes, vidas salvas, como foi feito. Seria bom se vivessemos como um só, ajudando-nos como um, mas talvez pudessemos falhar como um , e como um mostrar toda nossa fragilidade...quando essa raiva, ódio e intolerância vão acabar ? Nunca, ou talvez um dia, afinal somos sonhadores... Mas o mundo não vai acabar, nós não vamos ser extintos, podemos sim NOS matar , com a violência, crimes... mas enquanto houver gente morrendo assim , há outros nascendo, enquanto houver sonhadores nascendo, o mundo terá uma razão para existir.

    LUIZ HENRIQUE NACIFE GOMES
    3° ANO

    ResponderExcluir
  39. Bem...A minha opinião é que tudo um dia acaba,mas não acho que estejamos próximos disso...Um dia pode ser que a temperatura da Terra mude sim drasticamente,mas isso pode acontecer apenas a milhões de anos...e a Selação Natural de Darwin?Alguém terá de sobreviver...A questão é que,tudo um dia muda,tudo um dia fica direrente,mas acabamos mudando junto.Lógico que se o ser humano mudasse seu jeito de pensar e agir,essa transformação demoraria mais a acontecer.Por exemplo,até quando vai ter pessoas morrendo de fome,enquanto outras com uma fartura em casa vão chegar para jantar e dizer que não tem nada pra comer?Como eu adimito que já fiz algumas vezes...Até quando as pessoas vão destruir o planeta só para obter lucro?Até quando vai haver injustiça?Até quando vai haver pessoas injustas,desonestas,falsas...?O mundo perfeito nunca existiu e nunca vai existir.Sempre vão ter pessoas que não merecem estar aqui,grosseiramente falando,mas que estão...
    Enfim,tudo um dia acaba,tudo um dia se transforma,mas sempre há jeito de se transformar também...

    Letícia Nacife Gomes-1ºE2

    ResponderExcluir
  40. Thais, aconteceu comigo também, acabei de escrever um comentário, na hora de postar não foi... mas tudo bem, vamos lá de novo!!! rsrsrsr

    Que bom que nosso fórum está ganhando novos participantes, Amanda,Tayna, Van Gogh, Sena, Luiz, Letícia...

    Mas vamos aos comentários...
    Luiz, que bom que os sonhadores não param de nascer, mostra que há esperança, que tudo pode ser diferente. O grande problema é transformar estes sonhadores em maioria. E como diria a Letícia, o mundo perfeito nunca existiu... mas também não precisamos viver em um mundo só imperfeito né!!! Algo, que a cada dia se torna mais real!!! Infelizmente!!! Lembrando sempre que todos somos co-responsáveis por este quadro atual, chega de ficar apontando o dedo para os outros!!!

    Outra coisa, Letícia, você acredita, que na evolução natural, pode vir a existir outra espécie "melhor" do que a nossa??

    Agora, Sena, valeu pela participação, volte mais vezes. Me permita uma reflexão (sem querer ser o dono da verdade, apenas uma reflexão para dar continuidade á nossa discussão) sobre as suas palavras. Somos frutos de uma cultura, que nos ensinou a ver o mundo de uma determinada forma, nossas crenças também se encaixam aí, ok!!! A maioria da humanidade tem outras crenças, vê e concebe o mundo de outra forma. Você, realmente acredita na possibilidade de todos terem o mesmo fim, porque nós acreditamos assim? Não seria da nossa parte uma atitude fundamentalista? Pela nossa crença podemos dizer que somos os donos da verdade? O que você pensa sobre isto? Mais uma vez valeu pela participação!!!

    ResponderExcluir
  41. Acho que embora o homem tenha abusado dos recursos e com isso tenha sofrido sérias consequências, ele está pensando no seus atos e aos poucos ele vai percebendo os erros que tem cometido. Embora o sistema capitalista tenha formado uma opinião de que o lucro está a frente de tudo, mas como lucrar se não tem recursos. Então embora que demore a mentalidade humana está mudando aos poucos. Mas acho que o homem não corre riscos de desaparecer, afinal em situação de risco que a inteligência humana começa a trabalhar, que nos unimos para um ideal, esquecemos as diferenças, e acho que até se a situação começar a piorar conseguiremos sobreviver e começar a prosperar novamente. temos a condição de sobreviver a temperetaruas extremas alterando o meio a nossa volta, temos o exemplo de países que vivem em um frio extremo como Suecia, Russia, Finlandia e e outros, embora em situação de frio extremo eles conseguem criar meios para poder sobreviver, por isso acho que embora tenha uma alteração no clima ainda podemos sobreviver!

    ResponderExcluir
  42. Cássio, gostei do seu ponto de vista, sensato e ponderado. Quando você diz que "em situação de risco que a inteligência humana começa a trabalhar" mostra justamente o que nos difere dos outros animais, a capacidade de pensar!! Pena que ainda não chegamos plenamente neste estágio. Pois estamos prevendo a adversidade e estamos deixando a vida rolar de forma irresponsável.

    ResponderExcluir
  43. Eu acho que o ser humano se coloca como centro de todas as coisas e como o único ser racional, inteligente, porém se esquece que as catástrofes climáticas não levam em conta essas categorias para assolar uma espécie.
    Eu acredito que durante todo o período da formação da terra tudo pode ser dividido em estágios que começam e terminam, e acho injusto o ser humano não reconhecer que vive em apenas um desses estágios que pode vir a ter fim, indiferentemente dos outros. Assim como as bactérias, plantas, protozoários vivemos sujeitos à modificações de uma força maior, não é porque somos os únicos seres racionais que a natureza terá piedade de nós , ela deveria ter piedade é dos outros que conseguem viver e até prejudicar outros animais harmoniosamente sem danificar a perfeição.
    Por isso eu acredito sim que podemos ter o mesmo destino desses animais extintos, mas ao contrário dos outros animais temos uma capacidade extrema de nos adaptar e criar tecnologias capazes de contornar situações, porém se o mundo continuar no rumo que está nós simplesmente não conseguiremos, fazemos reuniões internacionais todos os anos criamos esperanças para que alguma coisa seja feita e nossos representantes simplesmente após horas e horas de conversa dizem "- Não chegamos a nenhum acordo!", nós devemos dar mais ouvido ao que está acontecendo, temos uma mania muito feia de esperar acontecer para reagir mas e se um dia o pior acontecer e não der mais tempo de reagir...
    É isso!!

    Finalizo meu pensamento só com a seguinte reflexão..
    Hoje são poucos os que criam a maioria só destrói, são poucos os que pensam a maioria só repete, são poucos os que fazem a maioria só imita; enfim são poucos os que vivem a maioria apenas existe!
    As pessoas escrevem coisas negativas porque sabem que elas vendem, noticias boas não.


    Xing!

    ResponderExcluir
  44. Walber,
    Quando disse sobre a seleção natural,não quis dizer que virá a ter uma espécie "melhor" que a nossa.O que eu quis dizer é que SE um dia isso acontecer,SE um dia tivermos que passar por isso,o que eu não acredito que possa acontecer de tal forma,e SE acontecer acho que acontecerá a milhões ou até bilhões de anos,lógico que muitos vão morrer.Mas,eu acho,que muitos vamos "transformar" junto com as condições climáticas e sobreviver.Isso não é questão de superioridade,e sim de resistência física.Acredito que as gerações futuras podem ir se acostumando com as mudanças.E digo gerações futuras,pois como não acredito que isso vá acontecer agora,pelo menos eu espero que não vivamos milhões de anos rsrsrs !

    Letícia Nacife Gomes-1ºE2

    ResponderExcluir
  45. Concordo com o Cássio, achei interessante a forma como ele expôs sua opinião, mas mesmo assim ainda acho que poderemos virmos a extinção.

    ResponderExcluir
  46. bom estou achando esse4 forum de alto nivel. Uma coisa acho importante frisar todo ato tem consequencia seja ela positiva ou negativa. Nao posso esquecer que nesse mundo existem pessoas que preservam o mundo, preservando assim a vida. Mas infelizmente a maioria da populaçao nao pensa que para termos ´´as coisas´´por muito tempo temos que preservar o mundo hoje é consumista demais as novas tecnologias estao ai e acabam que sem querer querendo acabam destruindo o paraiso que nos foi dado. Deus nos dá a liberdade ele acima de tudo quer nos ver felizes! Acho que o ser humano tem que mudar suas atitudes pois ninguem pode rescrever um novo começo mas todos nos podemos escrever um escrever um novo final. O mundo pede sococorro o socorramos antes que nos mesmo nos extintamos!
    LUÍZA EUGÊNIA 1 E2

    ResponderExcluir
  47. Eu acho Walber que o problema é que ele ainda não pode ser colocado a prova pra ver o quanto e importante pensar nos atos e nas atitudes, vemos uma grande união de pessoas por exemplo no Japão, outro dia eu vi japoneses entrando na usina e provavelmente não sobreviveriam, eles sairam com muitas queimaduras e ficaram muito tempo expostos a radiação, mas eles estavam dando a vida para que muitos outros sobrevivam,então acho que é nessas situações que o ser humano mostra sua inteligencia, sua capacidade e sua compaixão, e quando ele e colocado a prova realmente.

    ResponderExcluir
  48. O ser humano realmente tem tratado o planeta de forma irresponsável,o que pode gerar danos irreparáveis.

    Como o texto mostra,muitas espécies desapareceram ou desaparecerão se tudo isso continuar.
    Confesso que não sou fã de campanhas de preservação,pretendo nunca participar de uma e acho todos os discursos,palestras e artigos bem exagerados.Mas tenho em mente tudo o que poderá acontecer com a espécie humana,se ninguém estiver prestes a parar pra pensar.

    ResponderExcluir
  49. Novos adeptos à nossa discussão, que bom!!
    Depois eu volto para tecer alguns comentários!!!

    ResponderExcluir
  50. Depende muito, o ser humano se estiver apto a adaptar essas mudanças com um fator que ajuda muito são as tecnologias que estão surgindo, que estão melhorando a nossa vida, fazendo que a qualidade de vida, saúde melhore muito e assim evoluindo. O que é muito difícil uma mudança climática ocasionar o desaparecimento da nossa espécie, no caso o que poderia fazer que aconteça só uma catástrofe.
    Mesmo assim o ser humano anda tratando o planeta de uma forma ruim, assim proporcionando que isto aconteça. Mesmo com tantas campanhas nas quais eu eu apoio muito o ser humano precisa mudar desde já.

    ResponderExcluir
  51. Realmente Thaís, estamos falando de "extinção na Terra". Mas, como foi dito anteriormente, o fim está próximo. A natureza e os acontecimentos mostram isso. Significa que Jesus volta antes de suceder algo tão devastador assim com o homem. Luís Henrique, tbm axo que juntos podemos fazer o mundo viver mais. Apesar disso parecer quase impossível, temos que cuidar do que ainda nos resta...
    *Bgda Sena pela participação :)
    E a todos: o Fórum está msm alto nível! É mt bacana expor ideias e discuti-las!

    ResponderExcluir
  52. Eu acho que não devemos duvidar dos fatos, já que vários desastres vem acontecendo, como as enchentes, os terremotos, que matam muita gente.
    Pensar que existem milhares de pessoas, e que mesmo morrendo muitas a nossa espécie não iria se extinguir não é a melhor coisa a fazer, pois não sabemos o que nos espera pela frente.

    ResponderExcluir
  53. Queridos alunos, queridas alunas e participantes!!!

    Um outro fator, para aumentar nossa discussão. Pelo texto, ficou claro que alguns animais sumiram, por não se adaptarem às novas condições climáticas. Mas sabemos, por outras fontes, que outros animais conseguiram perfeitamente se adaptar.
    E nós, como já foi dito, em por vários comentários, não teríamos esta condição adaptativa??!!
    Fica a dúvida na espera de opiniões!!!

    ResponderExcluir
  54. Walber, pode até ser que algumas espécies tenham sobrevivido, mas as outras acabaram.
    Longe de mim querer que a raça humana se extingua porém é um jogo de sorte, temos 50% de chances de morrer e 50% de sobreviver, portanto não adianta especular o fim da humanidade muito menos a sobrevivência da mesma, mas criar aparatos para que a nossa chance de sobrevivência aumente aí sim adianta. O problema é que nós somos tão acomodados que nem pesamos em criar esses aparatos ou mesmo ajudar a criar dando a nossa opinião!!!

    Xing!'

    ResponderExcluir
  55. O desaparecimento da especie humana é meio improvavel que aconteça mais uma coisa que sem dúvidas pode vir a se tornar realidade seria pessimas condiçoes de vida para toda a população,apesar de que em alguns locais isso ja pode ser notado,como a mudança climática que está apenas no começo,mas nós estamos vendo mudanças notáveis desde já.condiçoes de nos adaptar acredito que sim,com os novos estudos e uma avançada tecnologia

    ResponderExcluir
  56. É obvio que o ser humano é totalmente racional, capaz de criar tecnologias e inovações a seu favor, que proporcionam melhores e maiores condições de vida. A questão é que também é obvio que mesmo com toda sua inteligência e "poder", certas coisas não podem ser controladas por esse "ser sublime", como o tempo, o clima e as catástrofes naturais. As tecnologias inovam, previnem e advertem sobre elas, mas não são capazes de impedir seu acontecimento, portanto, se as condições do meio ambiente se agravarem, as catátrofes naturais podem vir a ser incontroláveis, podendo sim fazer com que os seres humanos sejam extintos.

    ResponderExcluir
  57. Temos de mudar nossas atitudes, como exploramos o nosso meio, pois vai chegar um tempo que os recursos começarão a ficar escasso, e deixar de ser egoísta só explorar e explorar a natureza sem pensar nas concequências e nos outros, pois se não a espécie uma poderá vir a sofrer vários problemas das mais variadas formas, e se não mudar rápido poderemos vim a sofrer uma grande competição por espaço e alimento eliminando muitos do meio e podendo até causar uma extinção.

    Thiago Faria

    ResponderExcluir
  58. Em vista aos acontecimentos passados o ser humano provavelmente passará por uma fase de dificuldade que poderá levá-lo a extinção, mas ao observamos, percebemos conquistas em todos os ramos e principalmente no meio científico e também, através da sua inteligência, o homem, vem conquistando cada vez mais o espaço em que habita. Ambientes em que jamais sobreviveríamos hoje nos é permitido domina-los. Em meio a crises, ás vezes causadas por ele mesmo, o homem superou-as por mais desafiadoras que fossem. Os animais que a muito foram extintos não possuíam a capacidade intelectual que o homem possui e não prejudicavam o mundo da forma que o fazemos e mesmo assim não escaparam do terrível destino, a extinção. Mesmo que dizimada quase por completo acredito que ao menos parte da população atual sobreviverá e continuará a busca pela sabedoria e o equilíbrio que o homem veio conquistando. Nem o homem será capaz de impedir o que está por vir. Mudanças em nosso comportamento poderão sim melhorar o mundo em que vivemos. Nossas atitudes influenciarão diretamente no rumo que a nossa espécie tomará depois desse desastre, mas não fará com que evitemos o que tem que acontecer.

    ResponderExcluir
  59. Penso que se o ser humano não mudar as suas atitudes, enfrentaremos mudanças drásticas no clima do nosso planeta que podem ocasionar a extinção do homem ou também modificar a sua cadeia alimentar proporcionando um verdadeiro caos na sociedade. Agora só nos basta esperar que o homem deixe um pouco o seu egoísmo e sua ambição desmedida para tentar reparar os danos que tem causado à natureza, podendo assim “adiar” ou evitar a extinção da espécie humana.

    ResponderExcluir
  60. Que bom, nossa teia está aumentado... novas participações estão surgindo. Tenho algumas coisas para comentar, sobre as postagens, mais deixarei para amanhã, pois confesso que o sono me rodeia!!! Mas vou dormir feliz!!!

    ResponderExcluir
  61. A partir do momento em que o homem passa a interferir em seu meio,não só pode provocar a extinção contra outros tipos de espécie,mas também a sua,pois ele nunca estará preparado para o que a natureza planeja.Desse modo,apesar de ser altamente inteligente,não pode ser capaz com todos os seus recursos tecnológicos desfrutar da força da natureza,que com o passar dos tempos poderá de algum modo,deixá-lo extinto.Entretanto há fatores da natureza que deixam-no indefeso,como tsunamis,terremotos,vulcanismo,enchentes,aquecimento global,chegando a um ponto em que a espécie humana não mais poderá aguentar.

    ResponderExcluir
  62. bom falando agora sobre a extinçao dos seres humanos...Ja pensaram o que o planeta terra vai se transformar?...Quando houver(se houver) a tal da nossa extinçao por inumeros fatores que nos leva a pensar sobre, ´somente os seres humanos vai se extinguir...E o que há de concreto nele? os edificios, carros, tudo o que criamos e que no caso, nos levou a propria"morte", tudo continuara ali... Imaginemos o planeta dessa forma, sem nehum ser humano habitando aqui, porem tudo de "inatural" feito nao saia do lugar...Bom o mundo só existe porque há manuntençao...sem as nossas mentes brilhantes tudo ficaria a deriva...entao o mundo (a natureza) voltaria a ser como era antes , como se nós nao tivessimos colocado as maos?? Comentem a respeito..

    ResponderExcluir
  63. Temos capacidades adaptativas sim, mas isso levaria milhares de anos, e com isso seres humanos terao de morrer, pra aos poucos se adaptarem, devido a fatores climaticos podemos nao nos adaptar a tempo.

    ResponderExcluir
  64. Se nos não começarmos a pensar no nosso planeta, o risco da nossa espécie entrar em extinção é grande.O derretimento das calotas polares devido ao aquecimento global junto aos terremotos marítimos pode provocar grande inundações nos continentes e causar varias mortes,como exemplo temos o tsunami que ocorreu no Japão.Por isso devemos começar a "cuidar" de nosso planeta para que possamos continuar vivendo nele.

    ResponderExcluir
  65. Acho que os seres humanos podem sim serem extintos como varias outras especies que foram extintas ou que estão correndo esse risco. Como varias pessoas ja comentaram aqui precisamos começar a tentar reverter esses problemas, a cada dia que passa mais consequencias veem acontecendo, derretimento das geleiras, tsunamis, furações e com esse problemas muitas vidas sao perdidas.

    ResponderExcluir
  66. Alguns comentários...
    Paula, confesso que fiquei pensativo a respeito da sua opinião. Imagine só: com tantas campanhas as coisas estão como estão, portanto imagine se nada fosse falado, se as campanhas não fossem feitas. Concordo que muitas coisas poderiam e deveriam ser de outras formas, mas deixarem de existir???!! Sei não heim!!!!

    Thiago, parece um jogo né, pois não sabemos o resultado. Mas podemos nos preparar e assim fazendo temos chances de ganhar. Neste caso, se preparar significa usar nossa capacidade de pensar, transformando isto em atitude, conforme ja foi frisado por muitos, ok!!!

    Depois eu volto com outros comentários!!!!!

    ResponderExcluir
  67. Natii, suas palavras:
    "O desaparecimento da especie humana é meio improvavel que aconteça mais uma coisa que sem dúvidas pode vir a se tornar realidade seria pessimas condiçoes de vida para toda a população"

    Péssimas condições de vida. Já não serei o motivo mais que suficiente para pensarmos em práticas diárias??? O que você pensa sobre isto???

    ResponderExcluir
  68. Yara, o seu comentário faz sentido. Pois sabemos que a natureza consegue de regenerar. Portanto, acreditamos que ela por si só reencontrará o seu equilíbrio. Nesta caso, tudo que "construimos" será uma "natureza morta", pois perderá o seu sentido.

    ResponderExcluir
  69. Concordo com vários dos comentários citados acima, como o da Ana Laura, ou da Amanda Maria, principalmente na parte em que falam sobre a extinção da espécie humana. Eu também acho que se nós continuarmos com nossas atitudes
    " inteligentes e revolucionárias " as vezes por mera futilidade, ou mesmo vontade de ser melhor que o nosso semelhante, o máximo que nós conseguiremos é uma extinção em massa, atingindo não só a nossa espécie, mais várias outras que vivem no nosso ecossistema. - Essa é a opinião do Gabriel Filipe. kkkk' Abração Walber !

    ResponderExcluir
  70. Walber,
    antes de tudo o ser humano é um animal, racional, mas não deixa de ser um animal, portanto está sujeito a todos os fatores limitantes de uma população, como a mudança climática e ate mesmo as doenças ( bom, neste caso, o desenvolvimento de medicamentos pra combater doenças está se desenvolvendo muito rapidamente), mas o ser humano não pode de forma alguma controlar o clima, que devido a diversos fatores vem aumentando consideravelmente.

    Em tempos passados diversas de espécies foram extintas devido ao aumento de temperatura, e como a espécie humana é a mais extensa, ela tem mais chance de se extinguir, o que é mero fruto de nossas ações, agindo sem ética e desrespeito ao que demorou milhares de ano para se formar.

    Como conseqüência de nossas ações o ser humano está sujeito a acabar levando seu próprio “ sumiço “ da face do planeta, mas uma questão deve ser levada em consideração: será mesmo que a extinção dos seres humanos seria uma coisa realmente ruim para o mundo?

    Observam-se no ponto de vista humano, seria a maior catástrofe, claro que nos não queremos morrer, mas observando o geral, os animais poderiam realizar suas atividades normalmente, o numero de espécies extintas diminuiria drasticamente, o mundo poderia se organizar, obedecendo a lei natural, e a Terra estaria “curada” da praga que a raça humana vem se tornando pra seres de outras espécies.

    Nós temos nos saindo muito bem quando se trata de desastres naturais, enchentes são contornadas quase com a mesma facilidade com que se formam, terremotos, tsunamis causam prejuízos, mas à paises que se tornaram “profissionais” para lidar com isso, mas a natureza pode estar “planejando” algo muito maior pra nos extinguir, e se isso acontecer será que terá valido a pena o modo com que vivemos?

    ResponderExcluir
  71. Walber do mesmo jeito que anos atras desconfiavamos que a tecnologia pudesse levar o homem á destruir em massa um pais inteiro como é o caso da tecnologia nuclear..... Bom concordo com a yara em relaçao ao comentario dela na parte que fala sobre cada cultura... reeducar uma cultura quando o homem já está como está nao é uma tarefa muito facil mais a extinçao pode nao ser o ultimo passo para que a raça humana acabe de vez.. se ela tem mesmoo uma inteligencia ela pode usa-la para o bem.... mais pode ser que nao á use somos uma raça muiito individualista nao sabemos aonde para o nosso direito e aonde começa o do proximo devemos saber isso para depois tentar consertar o nosso mundo!!

    ResponderExcluir
  72. Túlio, complicado né!! Somos parte da natureza, dependemos dela e achamos que somos superiores. E por causa deste pensamento achamos que podemos fazer o que quisermos. Mas será que isto é uma verdade? Realmente podemos fazer o que quisermos com a natureza? Somos parte, mas achamos que somos superiores. Lamentável!!! Concordo com você, quando diz que: se tem um animal que não fará falta ao processo natural do planeta, é o bicho ser humano.

    ResponderExcluir
  73. Eu, acho que os seres humano estão incluídos no processo de extinção , juntos com outras espécies de animais . Afinal de tudo nos também somos animais como todos os outros . A única diferença e que nos contribuímos na maior parte , para a extinção da vida . Porque produzimos uma quantidade gigantesca de lixo , as industrias e os carros poluem o ar sem parar . Com toda esta poluição, a terra ira sofrer vários danos , a temperatura ira aumentar significativamente , ocorrera enchentes , desastres naturais , terremotos , maremotos e etc .
    Contudo se continuarmos desta maneira , a vida entrara em extinção como um todo .
    Está e a minha opinião , um abração de seu aluno weslley .
    Weslley Duarte do Carmo . 1°ano E2 .

    ResponderExcluir
  74. com certeza,o fato de que a qualidade de vida esta se acabamdo é motivo suficiente para que todos comecem,nao so a pensar sobre isso mais tambem agir,com medidas simples e diarias como economizar,reciclar e conscientizar,não adianta olhar para trás e chorar as águas poluídas e as árvores derrubadas. O segredo está em unirmos nossas forças e trabalharmos em prol de um desenvolvimento sustentável.
    Já existem trabalhos nas escolas com as crianças de hoje, que serão os homens conscientes de amanhã.
    Então vamos começar a preparar o mundo pros nossos filhos e netos, não temos que viver só o hoje temos Também que pensar no amanha.

    ResponderExcluir
  75. Ao ler textos como esse podemos concluir que as alterações climáticas não têm sido tratadas com devida atenção,os problemas estão sendo apresentados,mas a mobilização e elaboração de métodos que possam resolvê-los não sai do lugar,não são concretizados.Uma reportagem sobre o sol saiu na revista veja,quem tiver oportunidade de ler,o faça pois e mt interessante e também assutador.
    Portanto,é preciso que as pessoas saiam da comodidade e elaborem soluções.O mundo precisa de indivíduos pensantes,que possam modificar a realidade e construir um futuro mais seguro e próspero para que as futuras gerações se espelhem e façam do mundo um lugar melhor!

    ResponderExcluir
  76. Camila, valeu pela sugestão de leitura, vou ler, ok!!!

    ResponderExcluir
  77. Walber, concordei totalmente com a sua opinião sobre o comentário do Túlio quando disse que o ser humano é o unico bicho que não fará falta ao processo natural do planeta. Os bichos que nós chamamos de " irracionais " são os que menos prejudicam o meio, eles não matam seus filhos, não usam drogas, não trapaceam uns com os outros, não depredam o seu habitát, apenas nós mesmo, que somos " racionais " que cometemos tão absurdos erros! Espero que um dia essa situação posso se reverter, e que esse dia aconteça o mais rápido possível. Gabriel Filipe

    ResponderExcluir
  78. De fato,somos animais que como quaisquer outros necessitamos do meio para sobreviver;de onde tiramos recursos que nos possibilite crescer e reproduzir.Conscientes disso,e sabendo que algum momento "tudo",assim como o planeta,terá fim, é lógico que o ser humano entrará em extinção de acordo com o pensamento racional.Entretanto,isso não demarca uma data correta,nem ao menos se estar próximo ou não,significa que provavelmente a nossa espécie deixará lugar para seres mais fortes,assim como diz a teoria da seleção natural.
    Precisamos muito além de concientizar,tomar atitudes e dissipá-las.(super clichê)

    ResponderExcluir
  79. Prof. Walber, é muito bom estar participando do debate.

    Realmente eu sou muito grato a Deus por nascer em berço evangélico e ter tempo de conhecer A Verdade um tanto antes de muitas pessoas.

    Como você disse, o mundo está repleto de religioes e crenças, religião não salva ninguem, Deus não quer que sejamos religiosos e sim verdadeiros adoradores. Acredito que seja uma questão de FÉ! Basta crer. Não sou o dono da verdade, mas A PALAVRA DE DEUS sim! Disso não tenha dúvida.

    Nada do que digo vem de mim, mas sim da Palavra.

    ResponderExcluir
  80. O texto, implicitamente, nos alerta para as mudanças climáticas atuais. Muitas espécies marinhas foram extintas por causa do frio excessivo e congelamento dos oceanos, etc., o que nos mostra que essas mudanças têm um impacto muito grande no planeta. Do ponto de vista científico, o ser humano pode sim ser extinto por causa dessas mudanças, pelo simples fato de já ter acontecido com outras espécies. Mas, por sermos seres inteligentes (apesar de muitas vezes não agirmos como tal), podemos, ainda, reverter esse quadro a nosso favor e não só evitar a nossa extinção, como também a de outros seres.
    Laura Gomide - 3ºG1

    ResponderExcluir
  81. O mundo hoje extremamente consumista e egocentrico, caminha para sua auto destruição.Acredito que, seres humanos possam vir sim a provocar uma gigantesca catástrofe, que talvez seja o começo do fim dos tempos.

    ResponderExcluir
  82. Legal Walber.O blog está muito bacana, realmente contém pontos de vista bastante interessantes.O comentário que o Luis postou é muito bacana,a musica Dreamer expressa com profundidade o tema em debate,ouçam!!!

    ResponderExcluir
  83. Concordo com o Sena, apesar de dizermos por nós, e que temos o clima, e outros acontecimentos que podem nos levar a pensar em uma possível extinçao, tudo pode acontecer inclusive nada (frase do Walbao), eu axo que se passarmos diantes destes problemas, sem haver grandes tragédias, concerteza isso é Deus, só ele agora é capaz de nos fazer mudar, mas para isso precisamos ter fé Nele.

    ResponderExcluir
  84. Bom vamos la ne Walber..
    Penso que olhando por uma visao radical e comparando a outras eras e existencias, nós seres humanos poderiamos sim chegar a extinção por meio de catastrofes ambientais, pois nao temos total controle sobre tal.
    Mas se formos olhar em uma visao filosofica, podemos sim evitar tal desaparecimento total, não pelo fato de nos adaptarmos as catastrofes ambientais mas sim:
    Uma caso isso venha a acontecer, nós seres humanos somos capazes de detectar tal catastrofe com certa antecedencia podendo assim de certa forma nos proteger de uma forma que nao foi feita em exitencias anteriores.
    Outro caso seria o homem, por ser um ser racional(Nao sei se é bom o ruim ne Walber) e sendo dono de um conceito chamado etica, poderia abrir maos de certos privilegios e evitar que chegue a este ponto, vendo em uma perspectiva onde o homem causaria seu fim, que é o mais certo penso eu. Abrindo mao de tais privilegios estaria assim ajudando a permanencia de nossa exitencia, mas se nao for por esses meios catastroficos que podem ser de certa forma detectado ou evitado, penso que seria dificil a existencia humana continuar..

    ResponderExcluir
  85. É... confesso que as opiniões que li neste fórum me surpreenderam. Claro que algumas eu concordo e outras não, mas esta é a beleza da discussão. O importante é a oportunidade que estamos tendo para lidarmos com opiniões diferentes, e é justamente isto que nos torna melhores.

    ResponderExcluir
  86. Essa mudança de clima no passado trouxe a morte da maioria dos animais , porem nao foram todos que morreram ,os que eram fortes e resistentes tiveram a capacidade de adaptação e deles geraram outros seres que foram se adaptando de acordo com o meio em que viviam, o ser humano nao se adapta a todos os climas, mas a seu favor ele tem a capacidade de pensar,raciocinar e é disso que ele vai usar para se adaptar as condiçoes que o meio que ele vive oferecem.

    ResponderExcluir
  87. Essas mudanças climaticas que vem acontecendo está gerando um impacto muito forte na natureza,acabando com muitas especies de seres que viviem nesse meio. O homem tambem pode ser vitima dessas mudanças pelo fato de que outros animais sofreram com isso. O homem por ser inteligente,muitas das vezes parece que isso nao é realidade, pode reverter essa situaçao salvano nao apenas a sua vida mais tambem de muitos outros animais!!
    Guilherme 3°G1

    ResponderExcluir
  88. Creio que sim, mas não em um futuro próximo. O imenso desrespeito dos seres humanos com a natureza é inadmissível… Acho que a única maneira de acabar com isso seria aumentar as punições, e principalmente mudar a cabeça das pessoas para que elas parem de falar e façam algo o mais rápido possível. Ou será tarde demais…

    Lucas Lima - 1E2

    ResponderExcluir