sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fórum de discussão II

Vamos iniciar um novo Fórum de Discussão. A questão para o debate virtual será? Qual é a natureza (origem) do preconceito?
Alguns teóricos defendem que o preconceito tem sua origem na crença, 


"Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio."


outros sugerem o sentimento como um dos seus componentes:


"Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos."


E você o que pensa sobre isto? Qual é a natureza (origem) do preconceito? Deixe o seu comentário com os devidos argumentos.

67 comentários:

  1. Lá vai nóis de novo, o que eu nao faço por pontos...
    Eu acredito que o preconceito é um sentimento que se adquire com a experiencia ou com a convivencia com alguém o qual o tenha.
    Mas nem todos o adquirem, tenho dois ótimos exemplos: meu bisavoele era racista e seu neto, casou-se com uma negra e a vida inteira os dois conviveram, outro exemplo é que o pai de uns amigos meus nao suporta homossexuais, e os filhos nem se importam, entram na brincadeira.
    Concluindo: O preconceito varia de pessoa para pessoa, podendo ou nao adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Thaís, vamos começar de novo!!! Não só pelos pontos heim!!!!
    Gostei do seu comentário. Mas deixo uma pergunta, a primeira deste fórum: o preconceito, de acordo com suas palavras, é um sentimento, correto!? Mas e a sua origem?? Também vem do sentimento? Ou de algo que nos ensinaram, mesmo que indiretamente, a acreditar, portanto uma crença??!!

    ResponderExcluir
  3. O preconceito vem da ignorância e da pobreza de espírito de uma pessoa, encaremos os fatos, MESMO QUE NO MUNDO DE HOJE NÃO POSSAMOS CONFIAR EM NINGUEM,quem somos nós para julgar uma pessoa sem saber nada dela?Não saber se ela é boa ou ruim? Simplismente a excluir por comentários infames de outros ignorantes?Só porque é negro, homossexual,gordo?Isso não diz nada,pobre daquele que é preconceituoso, só tende a perder na vida

    ResponderExcluir
  4. Sim walber, mas desta crenca de uma pessoa, ela foi espalhando e os outros adquiriram como sentimento com o passar do tempo, virou cultura para certas pessoas, ter o preconceito...
    QUERO PONTOS HEIN! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Correto Thais, infelizmente o preconceito se tornou cultural em vários lugares, inclusive no Brasil há vários tipos de preconceitos. Portanto, é preciso uma mudança de mentalidade, é preciso "combater" as ideologias preconceituosas, criando assim uma consciência livre.

    Joaquim, querido escritor, a ignorância é a mãe, e o pai também, de todos os males. Portanto, é preciso investir em cultura, educação, artes... em tudo aquilo que nos livra da maldita ignorância. Missão difícil né!!!! Mas possível!!!! O que você acha??!!

    ResponderExcluir
  6. :D é pontos!!!

    Entao Walber agent arrumou uma confusao na sala neh...e eu nem concordava, vc teve que subir na mesa pra me explicar:D mas tudo bem.Concordo Thais:
    ¨O preconceito varia de pessoa para pessoa¨ claro o meio em que o individuo convive interfere diretament no carater e personalidade com que PODE OU NAO faze-lo a expressar un sentimento preconceituoso.

    ResponderExcluir
  7. Danúbia, subi na mesa, em uma atitude teatral... rsrsrsrsrs
    Sobre o seu comentário, afinal de contas: é crença ou sentimento a origem do preconceito??? E os preconceitos coletivos???

    ResponderExcluir
  8. Nao sei mais o que comentar!!! Uhull Ajuda ai Walber, quero pontinhos....

    ResponderExcluir
  9. Vamos correr atras de pontos mesmo !! ;D
    Cada ser humano da nossa humanidade nao reconhece que nos dias de hoje ele nao sabe sua propria limitaçao .... Ou seja, dizer quando seu direito acaba para começar o do proximo! Nós somos seres de pensamento proprio, somos mais evoluido porém essa evoluçao nos levou a outro patamar o do PRECONCEITO!
    Achu qwue o preconceito nao é uma crença que colocaram em nossa cabeça para que possamos acreditar nela até a morte e repassar para os outros ... o preconceito surge mediante as pessoas ou fatos que nos ocorreram, que levam-nos a acreditar mediante um sentimento pensamento ou intuiçao em algo ou descriminar alguem!!!
    Na minha opiniao o preconceito surge quando os seres nao sabem o a sua

    ResponderExcluir
  10. O preconceito não nasce com a pessoa, nas elas adquirem com o passar do tempo e da convivência com pessoas preconceituosas. E um meio de acabar com esse preconceito que acontece no mundo seria ensinar sobre novas culturas para os jovens, fazendo com que eles não tenham medo do “diferente”.

    ResponderExcluir
  11. eu acho que o preconseito passa de pessoa pra pessoa apartir do momento que essa pessoa nao tem uma opiniao formada sobre o tema referente ao preconceito.um exemplo é quando crescemos em uma sociedade que discrimina algo com isso iremos ter a tendencia de descriminar tambem.

    ResponderExcluir
  12. Walbão, acredito que o preconceito é um sentimento exposto a nós pela nossa sociedade. Tenho esse fundamento em base, por exemplo, de uma entrevista que vi um dia da senadora Marina Silva que disse que: "Na sociedade que eu nasci, entre os seringueiros, o negro era "idolatrado", negro para minha mãe era especial, entre nós nunca ouve o mínimo tipo de preconceito com cores diferente, éramos todos iguais, só fui descobrir o que era preconceito racial quando me mudei para a cidade grande, só assim que eu pude ver tamanha a diferença que o meu cabelo pichain tinha para os outros cabelos". Fiz menção a essa frase da senadora porque concordo plenamente com ela, nenhuma criança nasce com o preconceito contra gays, negros, ou até mesmo brancos, em sua cabeça. O preconceito é imposto a ela por meio de conversas entre seus pais, e até mesmo por meio da mídia. Por isso, eu penso que o jeito para acabar com o preconceito em nossa sociedade, é aumentar o nível de informações passadas para a população. Fica aí minha opinião Walber, Grande Abraço !

    ResponderExcluir
  13. Acho bem difícil mesmo walbão, ainda mais em um país como o nosso, ONDE A MAIORIA DA POPULAÇÃO VAI A ESCOLA PARA COMER, E O OS POLÍTICOS QUEREM ENCHER OS BOLSOS,mas como dizia o MESTRE:
    QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA

    ResponderExcluir
  14. acho que o preconceito e um sentimento que as pessoas desenvolvem com o passar do tempo. Um pessoa desenvolve preconceito contra aquilo que julga ser diferente dela. O preconceito está nos olhos das pessoas, pois a partir do momento que ela percebe que as diferenças sao normais, e que fazem parte da vida, ela passa a aceitar, e perde o preconceito !

    ResponderExcluir
  15. Walber,acho que a origem do preconceito é a aversão as diferenças,ou seja a intolerancia cultural,se as pessoas tivesse um pouco mais de mente aberta não descriminariam o outro por algo que ele acredita,ama e com isso é feliz..

    ResponderExcluir
  16. o preconceito é adiquirido ao longo de nossas vidas;com o passar do tempo vamos percebendo os padrões impostos pela sociedade,e vendo que quem não se encaixa nestes padrões acaba sendo discriminado e julgado;e atraves de nossos pensamentos que muitas vezes são influenciados por nossa família e cultura,formamos nossa opinião em relação a certas atitudes e valores.

    ResponderExcluir
  17. haha . eae walbão ! bom começando aq meu comentário eu acredito que o preconceito seja sim um sentimento , mais que nós o adquirimos por vivermos em um mundo ond há varios exemplares do mesmo .. querendo ou não , convivemos com esse preconceito , o que nos leva a 'crer' realmente nele ... diante desse meu pensamento , acredito que ' o preconceito ' pode ser visto como um sentimneto , assim como ele pode ser visto tb como uma crença .. uam vez que ao adquirirmos esse sentimento , direta ou indiretamente , passamos a crer nele ! Maiiiron Mota 2º F2

    ResponderExcluir
  18. Acho que o preconceito passa a ser um sentimento quando a ideia de "errado" já está na cabeça das pessoas. Não se tem simplesmente o ódio por determinado grupo de pessoas sem um motivo (crença) aparente. O preconceito está ligado ao lado social onde a falta de informação sobre o mundo fazem com que estas mesmas pessoas sem conhecimento (facilmente influenciadas), decorram em seguir a maioria. A maioria neste caso seria a sociedade que é incapaz de aceitar as diferenças; aquilo que fuja de seus "padrões".

    ResponderExcluir
  19. O preconceito é um meio termo entre crença e sentimento. Inicialmente crença porque é algo estipulado a nós desde pequenos, culturalmente. Expressões como “a coisa ta preta”, “ por exemplo, que insinua algo ruim, nos leva a um racismo indireto. Assim como várias outras frases, que estão em nosso cotidiano, que são preconceituosas com relação à religião, opção sexual, e outros mais. O fato, é que a partir dessa influência da sociedade, podemos passar a associar sentimentos negativos á diferença, fazendo com que nos tornemos preconceituosos. Acabamos seguindo uma linha de pensamento egoísta, onde visamos apenas nós mesmos, e não os outros.

    ResponderExcluir
  20. Muito bem, estou gostando de "ver" as participações!!

    ResponderExcluir
  21. Opaaaa ! Bão Walbão.
    Eu acho que preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos padrões de uma sociedade.O preconceito racial é caracterizado pela forma de que um individuo pode sofrer discriminação contra sua Etnia e cultura.
    O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.

    :Thiago F1

    ResponderExcluir
  22. Para mim o preconceito é uma crença, que a pessoa mesmo cria dentro de si e muitas vezes influenciadas por outras pessoas que tem essa mesma atitude.Podemos ver também o preconceito como uma forma de sentimento, quando a pessoa se sente contrangida por estar perto de uma pessoa negra, homossexual ou pobre que são os maiores focos de preconceitos no Brasil e no Mundo. Eu repudio totalmente esses atos irracionais da sociedade, que podem gerar uma marginalização, violencia e muitas vezes ser motivo para uma tragedia como aconteceu no Rio da Janeiro onde morreram 13 crianças.

    Thiago Pires 2º F-2

    ResponderExcluir
  23. O preconceito origina-se na criação da pessoa, no modo em que ela aprende a agir e pensar. A questão começa a se agravar quando essa pessoa recebe essa criação de forma egoísta, impedindo-se de aceitar tudo aquilo que é diferente, desenvolvendo uma opinião fechada sobre determinado assunto, criado um PREconceito, uma imagem de um assunto, algo que simplismente não muda. É inicialmente uma crença, pois a pessoa cre naquilo que lhe foi ensinado ou que desenvolveu durante a vida. Posteriormente pode tornar-se um sentimento, como forma de raiva, odio, e muitos outros sentimentos para determinados tipos de pessoas, coisas e situações. O preconceito pode ser por diversas coisas, desde um mais simples gosto por música à cor da pele de uma pessoa. Ambos são inexplicáveis, já que as pessoas tornam-se cegas e impedidas de respeitar ao próximo. Niguem é obrigado a gostar das mesmas coisas, mas as pessoas devem aceitar, para que assim, possamos viver melhor.Guerras, conflitos, roubos, racismo.O mundo precisa de mais um pouco de respeito e que as pessoas se aceitem do jeito que são.

    ResponderExcluir
  24. Thiago F. 2º F-2

    Desde quando nascemos somos influenciados pelos outros, que algo é ruim ou bom, que está certo ou errado, sem conhecermos verdadeiramente o contexto e a situação. Aceitamos o que dizem e não questionamos criando uma “crença” muitas das vezes erronia sobre o algo e alguém, que com o passar do tempo vamos “criando” um sentimento de descriminação e preconceito.

    ResponderExcluir
  25. Preconceito éxisti desde que o homem e homem preconceito é uma forma de alguem acha que pode ser melhor que o outro q a sua cultura e melhor... começou como uma crença é isso gerou um sentimento que se espalhou para o mundo e que existe ate hoje,nao acho que exista algo para acabar com o preconceito mais sim minimizar cada vez mas o problema.

    Neves 2ºF-2

    ResponderExcluir
  26. Bom, penso que o preconceito, pode estar relacionado tanto com uma crença, uma ideologia criada na cabeça do homem, quanto ao sentimento. Se analisarmos, a própria palavra "preconceito" quer dizer um conceito antepcipado, sem o total conhecimento de um assunto. E este conceito antecipado pode estar ligado a um sentimento de alguém em relação a algo, que o fez pensar aquilo, ou a uma crença, na qual a pessoa deve ter crescido aprendendo uma cultura, uma ideologia que a fez chegar naquele preconceito. Acho que a origem do preconceito na mente humana, é muito relativa, depende do tipo de preconceito e requer toda uma análise para descobrir suas fontes.

    ResponderExcluir
  27. A palavra já diz tudo: a criação de um certo conceito, antes de estudá-lo, conhecê-lo e vivenciá-lo. Pena que muitos desses conceitos antecipados não são agradáveis. A ideia de que o "diferente" é ruím ainda persiste. O ser humano não aceita as diversidades e essa informação é passada de geração a geração. Mas, como a Thaís falou, cabe a cada um organizar suas ideias, agir por si mesmo e não levar adiante a crença que machuca, reprime e provoca desigualdade.

    ResponderExcluir
  28. É preciso sonhar,pois o preconceito é burrice.Quem de nós pode afirmar que somos perfeitos?Temos o direito e o dever de respeitar a todos indiferente da crença,classe social ou raça.Precisamos mudar a postura e não devemos ter preconceito algum,difícil, mas não impossível,basta apenas acreditar e não olhar os outros,fazer sim a nossa parte.Assim no futuro bem próximo quem sabe o preconceito será extinto entre os seres humanos ditos normais.

    ResponderExcluir
  29. Muito bem, estou gostando de ver os comentários. É a troca de ideias que nos permitem acabar com os preconceitos, pois assim fazendo, teremos oportunidade de conhecer os outros. Gerando assim, a tolerância, o respeito, a não violência...

    ResponderExcluir
  30. PEDRO FURFURO - 2º F2
    bom, como disse o Guilherme, "preconceito é burrice. Quem de nós pode afirmar que somos perfeitos? " concordo com a opinião dele, pois sabemos desde sempre que o preconceito não acrescenta em nada, muito pelo contrário.. no meu ponto de vista, o preconceito é uma crença, pois surge com o tempo na cabeça de cada um, agente é acostumado com isso pois convivemos com isso, por mais errado que seja, o ser humano já se " acostumou " com o preconceito e está ai o problema, essa acomodação, aceitar tudo do jeito que está..

    ResponderExcluir
  31. O Preconceito para mim é derivado de duas coisas primeiro o sentimento( como havíamos debatido em sala minha opinião) e a crença, esses dois acabam levando a atitudes muitas vezes preocupantes e serias. Pois muitas vezes um pensamento equivocado pode ser mal interpretado. O preconceito e a discriminação tem sua origem na tentativa de se conformarem com RAÇA, RELIGIÃO, COSTUMES, ...ETC

    LUCAS PIRES 2º F-2

    ResponderExcluir
  32. Ricardo Soares 2º F-2

    bom, na minha opiniao o preconceito é algo omitido ou nao mas de certa forma unitario a cada pessoa(todos nos possuimos),mas ao mesmo tempo nao é um sentimento e sim uma crença, pois sofremos influencias sobre opinioes e aprovaçoes pela sociedade em geral e a sociedade por si cria padroes concretos de perfeiçao sobre o que achamos ser correto e nao sobre a realidade do fatos...
    Enfim, sou contra o preconceito mas ao mesmo tempo nao nego que o pratico ainda que voluntariamente ou involuntariamente...

    ResponderExcluir
  33. o preconceito é uma crença e existe desde que existe a humanidade, entao nao podemos definir exatamente quando. Porem devemos combater o preconceito que é prejudicial tanto a quem faz e quem é sofrido, embora quando um for extinguido outro nascerá imediatamente. Yara Leal

    ResponderExcluir
  34. Concordo com a yara completamente...

    ResponderExcluir
  35. Preconceito nada mais é do que diferencas sejam elas politicas, sociais e economicas, a apartir delas, a pessoa chega a uma conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. Como a Yara disse "o preconceito é uma crença e existe desde que existe a humanidade".

    ResponderExcluir
  36. Preconceito existe desde que entedemos por gente,na minha opnião sempre quando surge algo diferente ,há preconceito pode ser cor, crença... E atualmente, a mídia coloca um certo estilo de ser,e tudo que for diferente desse "estilo", ocorre preconceito.

    ResponderExcluir
  37. Walber la em cimaaa....

    entaoo, é Crençaa :D

    Aprendii viu :D

    ResponderExcluir
  38. Rodrigo B:eae valbão !apezar de tudo q a garotada ja vem postando,é importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos.Hoje esse preconceito se dar principalmente por influencia da midia sobre a sociedade,colocando oq é bom e ruim.

    ResponderExcluir
  39. Jéssica Cimini, 2º F2


    bom, eu concordo plenamente com a Marcela que muitas vezes tiramos conceitos precipitados e nem sempre são bons... somos influenciados muito pela sociedade a acreditar ou desacreditar em certas coisas, mas realmente o preconceito vai de pessoa para pessoa. Isso é algo que ocorre ao longo da história humana, sempre mudam o alvo do desprezo, mas as pessoas nunca param de julgar umas as outras, nao conseguem aceitar o diferente e nao tem tolerancia alguma... temos o sério problema de ver, e logo pensar algo sem ao menos conhecer, no dia que as pessoas pararem de ter tal ignorancia talvez assim nós possamos ter paz (:

    ResponderExcluir
  40. Ooi Walbãao!

    Bom, eu acredito que o preconceito tenha sua origem no momento em que confrontamos determinada crença ou cultura que não conhecemos e não estamos dispostos a conhecer. Ao lidarmos com o desconhecido, muitas vezes por incompreensão ou até mesmo por medo de algo novo, nós estamos sujeitos a praticar diversas formas de preconceito. O ideal seria que estivessemos sempre com a mente aberta para as diversidades do mundo. Assim, poderíamos perceber as inúmeras vezes que somos preconceitosos e que, geralmente, nem nos damos conta.

    KAREN 3°G1

    ResponderExcluir
  41. O preconceito é uma crença que adquirimos, sendo este uma aversão ao desconhecido e ao diferente. Mas também pode ter sua origem dentro da sociedade que vivemos, como por exemplo: Uma pessoa de sua família tem um determinado preconceito, cabe a você escolher se concorda ou não com os conceitos dessa pessoa.
    Além de sermos influenciados pelas pessoas, a mídia também nos transmite informações que podem gerar certos tipos de “aversões”. Para vencermos essas barreiras impostas pelo preconceito, devemos nos informar melhor sobre as pessoas antes de fazer um julgamento prévio e não deixar que a opinião do próximo mude nossos conceitos.
    Amanda Maria

    ResponderExcluir
  42. Inicialmente o preconceito é uma crenca , no começo da formacao de uma pessoa ela passa a acreditar no que a ela é ensinado, e posteriormente vira um sentimento , pois ao cutivar esses "ensinamentos" ele acaba sentindo aversao ao que lhe foi ensinado que é diferente e que tem que ser odiado.Para mudarmos esta situacao tem que partir do inicio da formacao de uma pessoa , ensinarmos que o diferente tem que ser aceito.

    Lucas Yuri 2ºF2

    ResponderExcluir
  43. Para dar continuidade a troca de ideias, vou definir o que eh preconceito na MINHA opniao:Eh uma forma que um indivíduo encontra para "excluir" outro da sociedade, portanto eh uma crença; a pessoa acha que por algum motivo eh superior a outra, por isso ele pode ser combatido a crença eh possível ser mudada enquanto que, o sentimento não pode ser combatido. Não podemos obrigar alguém a parar de sentir; se preconceito fosse um sentimento não poderíamos combate-lo, simplesmente se olharmos para uma pessoa e não gostasemos dela sem nenhua influencia da sociedade a iríamos descriminala o que não acontece, usando a citação do Walbao ( ray! ): você só odeia ou não gosta do homosexual porque lhe foi ensinado , fazendo você a CRER que ela não presta.

    ResponderExcluir
  44. Ninguem tem o direito de discriminar o outro pelas suas crenças, raça ou modo de pensar. A maioria das pessoas discriminam alguém sem mesmo conhecer esta pessoa, muitas vezes uma pessoa que anda mal arrumada ou por sua raça é vitima de descriminação.

    ResponderExcluir
  45. O preconceito é definitivamente um ERRO.
    Como a própria palavra diz,é um conceito formado antes do conhecimento real.

    É a velha expressão : " Julgar antes de conhecer."
    O que é errado.Faço isso,já fiz muitas vezes com várias pessoas.E admito o meu erro.

    Mas nada se compara ao preconceito racial e o ligado à opção sexual.

    Vivemos em um mundo diversificado,com inúmeras etnias.Não precisamos ir tão longe.O Brasil mesmo é um exemplo da mistura de etnias.Cada um pensa de uma forma,age de um jeito,cada um é cada um.Mas o resultado é o mesmo.Todos temos um mesmo fim.

    ResponderExcluir
  46. Minha opinião não é diferente da de ninguém, acho tambem que o preconceito é um erro, e penso que a origem do mesmo deve-se as diversidades existentes, (cor, classe social e etc.) e a intolerância com as diferenças.Mais acho que o caso não é só saber o que preconceito e sim não ter o preconceito! Pq afinal pra termos um mudança real, é necessário que ela comece de nós!;D
    Lívia Mol 3ºG1

    ResponderExcluir
  47. Quando falamos em preconceito não podemos direcioná-lo apenas para crença ou sentimento.. o preconceito de uma pessoa depende diretamente da sua personalidade, daquilo que ela vê como certo ou errado, criando então conceitos contra ou a favor de certos temas.. portanto a nossa família, a nossa crença, os nossos sentimentos e a nossa personalidade, é que formam os nossos pensamentos.. o preconceito surge então da nossa maneira de pensar!

    ResponderExcluir
  48. Walber,
    concordo com um pouco de cada coisa que falaram aqui, mas não consigo encarar o preconceito como sendo um sentimento. Em minha concepção, sentimento é algo que faz parte da integridade do ser humano, algo do qual não vivemos sem. E nós podemos viver sem o preconceito, ele pode ser evitado ou até mesmo ser tratado, caso o indivíduo já o possua. Então, defendo o lado que coloca o preconceito como sendo uma crença ou educação, como queiram chamar. Ainda assim, acho que definir sua origem em uma crença é algo muito vago. O preconceito é um fenômeno histórico e difuso, pode ter origem em frustrações passadas do indivíduo, pode ter origens comportamentais e, principalmente, pode ser adquirido através de influências dos mais variados tipos. O preconceito também é uma manifestação das nossas desconfianças e suspeitas. Os seres humanos são "avarentos cognitivos" que tentam simplificar e organizar seu pensamento social ao máximo possível. Essa simplificação exagerada leva a pensamentos equivocados e estereotipados, como nos explica a psicologia. A propósito, essa última palavra: estereotipados, é bem cabível quando o assunto tratado é o preconceito. Todos sabemos que a nossa mídia é extremamente persuasiva, e todos nós somos,diariamente, influenciados por ela direta ou indiretamente. Vivemos para sustentar uma fachada, uma imagem, que faça bem e sirva aos gostos do que a mídia ou a sociedade nos impõe, uma imagem que seja boa pra elas e não para nós mesmos. Com isso, alguém quando decide quebrar esse estereótipo, precisa estar preparado, e muito bem preparado, para as consequências que virão pela frente. Nossa cultura é extremamente restrita, não conseguimos nos abrir para costumes diferentes, gostos diferentes e até mesmo estilos diferentes daqueles que nos são impostos por meios já citados anteriormente. São essas consequências, os tão falados preconceitos. Chega-se a conclusão então, que os preconceitos não vêm de motivos isolados, e sim, de uma conjuntura deles. O preconceito está no nosso berço cultural, e é muito difícil se desapegar de algo que faz parte de você desde quando você nasceu. Assim acontece quando um bebê quando está em fase de amamentação: não se pode tirar o seu leite de uma só vez, isso traria consequências muito piores, precisa ser aos poucos, para ser tirado apenas quando a criança entender que aquilo é o melhor para ela. Com o preconceito precisamos ter a mesma visão, precisamos entendê-lo, não dá para simplesmente tirá-lo da sociedade implantando novas formas e fontes de cultura na mesma. Faz-se necessário a convivência com esses preconceitos, a busca pelo conhecimento de suas causas, ou seja, o entendimento, para que aquilo passe a ser dividido com você e você aprenda a respeitar os motivos da outra pessoa de agir de forma diferente. Mas atenção, o que é diferente para nós, não é para ela, assim como o que nos é normal, para ela é completamente estranho. Portanto, na minha opinião, a solução para o preconceito está sustentada em dois pilares: aprender a respeitar e entender. Para finalizar, gostaria de citar uma frase de Machado de Assis, que traduz um pouco de tudo o que eu disse aqui:
    "O medo é um preconceito dos nervos. E preconceito desfaz-se; basta a simples reflexão."


    Jackeline de Oliveira Antero
    - 2 ano F1

    ResponderExcluir
  49. POis é...o preconceito é uma crença. Mas tambem concordo com a pamela que diz que o preconceito depende de sua personalidade, da cultura em que é criada, e como a sociedade influenciou em sua vida, para tais comportamentos.

    ResponderExcluir
  50. Concordo com a Livia Mol quando diz que o preconceito é um erro, imagine só como seria nossa sociedade sem o preconceito? Que paraíso que seria?

    ResponderExcluir
  51. Oi Walber.
    Para mim o preconceito é datado de muitos anos atraz. Ele surgiu para mim quando em busca de expanção um povo conquistou o outro e para realçar a superioridade por ter vencido "destacou" uma caracteristica que os diferenciaçem, independente de ser boa ou ruim, colocaram ela como algo ruim. ou ate mesmo por sentimento de vingaça por terem sido conquistados raçaram essa diferença e assim permanece até hj se tornam mais ampla.
    por exemplo pode ter começado por cor da pele. religião e etc. isso foi se expandindo e as pessoas começaram a criticar qualquer caracteristica diferende. qualquer diferença física ou psiclogica. e o pior e quando é quando ela e passada de pai para filho e assim sucessivamente. e acredito que isso tenha permanecido até hoje. seja ao ver a cor da pele, a opição sexual,religião, a forma física, alguma diferença psicologica, ate mesmo uma coisa que muitos tem como o Déficite de Atenção, a pessoa e criticada tida como burra, ignorante, mesmo sem ter culpa.
    eu acho que uma forma de combater o preconceito e uma séria repressão a esses atos, tratando ele com seriedade como um crime que ele realmente é, e mostrando para as crianças pequenas o tão errado que isso é, seja criticando-as(pois afinal e uma critica construtiva), deve tirar essas ideias desde pequena na cabeça das pessoas para que elas não creçam.esse e o grande problema pois como uma vez ja foi dito:
    "Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."
    Albert Einstein
    infelismente isso é verdade pois as ideias acabam se propagando e crescendo, mesmo que começem so com brincadeiras.
    pois so quando retiramos todas a diferenças e compreedermos que so quando nos unimos comseguiremos prospera e parar com essas brigas.
    gostaria de saber sua opinião Walber.
    Cassio de Abreu

    ResponderExcluir
  52. Acho que pode ser um sentimento,e bem maléfico para o homem,sendo que todos nós idenpente da cor,da origem não somos diferentes!Há alguns instintos dos seres humanos que os fazem sentir melhor que os outros.A real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de uma forma igualitária.

    ResponderExcluir
  53. O preconceito é um sentimento; nasce dentro das famílias e é cultivado todo dia com gestos e atitudes de seus familiares.A família ensina o que eles consideram certo, ensinam a ignorar e não aceitar o que eles julgam errado.Sendo assim , a criança cresce com um certo tipo de odio , por aqueles que não se enquadram no que sua familia define como certo.

    ResponderExcluir
  54. Eu acredito que o preconceito surge a partir de ideias estipuladas por nós que são tidas muitas das vezes como costumes ou seja o que nos é passado pela convivência com as pessoas acaba sendo o que nos referimos quanto a elas.Somos nós quem criamos o preconceito e também será por nós que ele pode vir a terminar,só não se sabe quando e se é possível isso acontecer,já que são diversos os tipos de preconceitos e cada um tem seus motivos de apresentá-los.Muito se diz que o mundo ideal é o mundo onde o preconceito não existe,mas esse mundo não é realista, por todos nós possuirmos como características próprias o preconceito,que na minha opinião é medido de acordo com o grau de ideias referentes a cada um.Então dizer que eu não sou preconceituosa ou que os outros não são é mentir, porque por mais que nem eu nem os outros percebam sempre existe um preconceito que acredito fazer parte de cada um,mas a diferença é que alguns sabem controlar e outros não.

    ResponderExcluir
  55. Bom vamos la ne Walber, aqui é o Thiago aluno seu de psicologia
    só pra nao embolar...
    Em um determinado momento da historia os seres humanos
    foram formando grupos, cada grupo continha suas crenças,
    culturas e costumes, e o choque de tais fatores deram origem
    aos preconceitos e discriminações.
    O preconceito nasce de fatores biologicos, partindo para a crença
    que seria uma melhor ideia para justificar o preconceito baseado
    no fator biologico, exemplo:
    Quando os europeus chegaram no brasil, tiveram preconceitos com os indios
    dizendo que os indios nao prestavam por serem diferentes, tudo bem
    mas nao prestavam porque, dai ja partiram para a crença dizendo que eles nao tinham alma.
    Este fator bilogico gera a discriminação, sendo que as ideias e as crenças alimentam
    o preconceito, a discriminação é como se fosse a atitude do preconceito,
    ignorar o individuo com atos, com atitudes, o preconceito ja é mais algo teorico,
    guardado mais na ideia da pessoa.
    Penso que o preconceito nao seja uma coisa certa,
    mas tambem penso que no inicio de sua existencia, seria mais
    uma forma de defesa contra o diferente, mas de forma alguma ter preconceito
    ou discriminação seria legal, ainda mais por ser ligado a este lado da crença
    que é um fator que nao só alimenta, mas tambem move o ser humano...

    ResponderExcluir
  56. Bom Walber é o Thiago aqui ainda psicologia,
    pelo o que eu andei lendo aqui neste forum,
    a galera esta indo muito bem com os comentarios,
    mas muito preoculpadas em distinguir se o preconteito é um sentimento,
    ou se é uma crença,
    bom sentimento é porque o preconceito sentimos ele diretamente aos outro,
    e tbm é uma crença por ser muitas vezes causado por manipulação
    de certos aparelhos ideologicos, tal crença em certas ideologias é como se fosse pra
    fazer as pessoas acreditarem em tais preconceitos biologicos,
    o preconceito é como se fosse uma certa alienação,
    pelo falo que pegamos ideologias muitas vezes transitidas por
    aparelhos ideologicos, e sao varios estes aparelhos galera muitas vezes
    nem sabemos da existecia deles, e estas ideologias transmitindo por certos
    aparelhos ideologicos gera um tipo de alienação em nós, causando assim
    certos tipos de preconceitos, e penso que estes aparelhos ideologicos
    sao hoje em dia em epoca conteporanea uma das maiores causas do preconceito,
    entao nao adianta so mecher na educação do povo, ou na ideologia do povo,
    sendo que o sistema que rege o povo sao os mais preconceituoso,
    e transmitem isso ao povo muitas vezes ate em maneiras artisticas, penso que a mudança tem que começar de quem pode
    combater o preconceito, assim atingindo o povo de uma maneira mais verdadeira,
    bom é isso Walber um abraço, e ó gostei muito de ter usado minhas frases
    para discutirmos em sala....

    ResponderExcluir
  57. fala walbao!!!
    o preconceitoo e um ato onde uns são submetidos aos interesse de outros por crerem que são superiores aos outros.
    No meu ponto de vista e aos poucos que vai se moldando um mundo melhor,mudando mentalidades e educando a população a fim de acabar com as desigualdades sociais .Desta forma a desigualdade entre entre negros pardos e brancos que perduram até hoje apesar dos avanços e conquistas. devemos respeitar a todos, e naum termos preconceitos de nenhuma forma.Pois somos todos iguais.Unidos podemos combater o preconceito.

    ResponderExcluir
  58. Milena
    O preconceito se deu a partir do momento em que se descobriu as diferenças,e como elas eram enormes e difíceis de se entender. Poucos entendiam que ela deveria fazer parte do nosso cotidiano,e a maioria repugnava e tentava mostrar que o certo seria todos serem iguais. Discordo um pouco do pensamento de alguns dizendo que o preconceito vem de crença,e não por falta de conhecimento,pois é a partir do conhecimento que se deixa o preconceito de lado,dando espaço para uma opinião formada.

    ResponderExcluir
  59. Ao meu ver, o preconceito se deu a partir do momento que os padrões na sociedade foram impostos, automaticamente quem não se integra a eles, está sujeito ao mesmo. Além disso, pode ser visto como uma ideia que temos sem embasamento algum, algo que nós mesmos denominamos bom ou não, e ultimamente o preconceito é constantemente pregado pela mídia, que a todo tempo fornece esteriotipos do que deveriamos ser, o que gera o consumismo, influi no capitalismo, mas disso todos sabemos. O preconceito é constante no mundo, alguns deles apenas vao mudando... como antes, mulheres que ficavam solteiras, ou engravidavam eram vistas mau, assim como pobres, judeus, entre outros.

    Thauane Gonzaga - 3G1

    ResponderExcluir
  60. Mayra
    Enfim eu concordo com algumas opiniões acima, eu acho que o preconceito se deve quando classificamos uma determinada coisa sem antes conhecer e as julgamos, a sociedades não só atual mas como a de antigamente predominava o igual e aquilo que os parecia ser diferente e inesplicavel era afastado e julgado sem nem antes conhecer e dai vem um preconceito, o que realmente e errado! achei interessante o que a milena falou que é a partir do conhecimento que o preconceito é deixado !

    ResponderExcluir
  61. Igor, 2º F1
    Como o nome já diz, preconceito é um conceito formado antes de se buscar saber o que ou quem realmente é. A partir do momento em que as pessoas começaram a achar que conhecem os outros sem nen ao menos conversar por um minuto, começa o ciclo do preconceito.
    Ao meu ver o preconceito da às pessoas uma sensação de conhecimento, e esse "falso conhecimento" o faz se achar no direito de julgar o outro. E isso é passado de um para o outro, são criados rótulos, cada pessoa tem que ser classificada, e isso só vai tomando proporções maiores.
    É isso ai que eu penso Walbão. Não li os outros comentários porque to sem internet por um tempo e to alugando o computador do meu colega.

    ResponderExcluir
  62. Preconceito é uma forma errônea de se julgar algo. Como a própria palavra diz, é um conceito prévio que se tem, uma ‘opinião’ que se forma antes de um pleno conhecimento sobre a pessoa/assunto etc. O preconceito se dá quando há divergências de pensamento, e um quer provar que a sua forma de agir e pensar é a correta e está acima da de todos os outros. Em tempos atuais, onde se tem (ou se espera que tenha) cidadãos esclarecidos, o preconceito não cabe. É absurdo discriminar uma pessoa por pensar que ela é diferente. A sociedade deve rever seus ‘estereótipos’, e procurar formas de acabar com o preconceito, não de (subliminarmente) estimulá-lo.

    Denise Neves - 3º G1

    ResponderExcluir
  63. A sociedade de uma forma ou de outra acaba sendo preconceituosa, as vezes sem ao menos perceber.
    Acredito que o preconceito é uma forma de expressarmos o medo que temos de tudo aquilo que seja diferente, deparamos com pessoas cujo o comportamento não nos é apreciado, disso fazemos nosso julgamento, e deste julgamento o transformamos numa verdade, e dessa verdade, não aceitamos quem nos contrarie.

    Danielle 3º G1

    ResponderExcluir
  64. O preconceito é uma idéia preconcebida sobre algo ou alguém sem um mínimo de embasamento.Surgido a partir das diferenças no âmbito social ,econômico,cultural ou racial.Aparece quando as pessoas apresentam dificuldade de conviver e respeitar aquilo que aos olhos de alguns é visto como”diferente”.Acredito que o preconceito nasce a partir do esquecimento de certos valores essenciais para se conviver harmonicamente em sociedade como o respeito e a tolerancia,quando nos dermos conta da importância desses valores acredito que as relações entre indivíduos de um mesmo grupo ,ou dentro de uma mesma sociedade se modificará a partir do momento em que um se ve no lugar do outro.LUIZA NACIF 3ºANO G1

    ResponderExcluir
  65. Walbão, é o seguinte na minha concepção o preconceito foi uma forma que o ser humano encontrou de colocar defeito nos outros e esconder os seus, acreditando ser perfeito e não ter defeito algum,as pessoas usam umas as outras acreditando que sempre tem alguêm pior que você, e que alguêm sempre fará uma coisa pior, e desde então vem sendo mantido como uma forma de se esconder por trás dos outros, este se "formalizou" na sociedade como uma crença, em que se vê ser normal o preconceito, uma forma de dividir a humanidade em "perfeitos" e "imperfeitos".
    Lorranny Cavalho 2ºF1

    ResponderExcluir
  66. O preconceito é uma crença que é adquirida a partir do contato com a própria sociedade, de acordo com seus costumes, com o propósito de se elevar perante aos demais. Porém isso é muito errado, pois hoje sabemos as consequencias que a prática pode gerar, e sabemos tambem que é preciso saber lidar com as diferenças para viver melhor. Não é justo julgar uma pessoa por sua aparencia, apesar de que seu caráter não vai estar estampado na sua testa. É preciso conhecer antes de falar alguma coisa sobre a pessoa.

    ResponderExcluir
  67. Na minha opinião o preconceito vem da ignorância, falta de informações. Se as pessoas procurassem se informar antes de falar (ou até mesmo pensar) o mundo seria bem melhor. Você pode ver que todos os preconceitos não têm nexo algum, mas as pessoas fazem questão de pensar que são melhores que os outros. Infelizmente é assim.

    ResponderExcluir