sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para pensar...

Fonte: (www.chargesdoedra.blogspot.com)

Caratinga, está vivendo um triste momento. A pergunta que todos fazemos é: de quem é a responsabilidade de tantos assaltos, crimes, mortes, fome, miséria..., acredito que a charge acima nos ajuda a responder. Mas uma coisa é certa, está na hora de re-inventarmos nós mesmos. Até quando ficaremos tapando o sol com a peneira, vendo tudo acontecer debaixo dos nossos olhos e de braços cruzados ficarmos inertes?! De uma coisa não podemos fugir,  tudo isto que vem acontecendo carrega consigo um pouco da culpa de cada um de nós. Culpa esta, fruto da omissão, da passividade, do silêncio, da ignorância, da insensibilidade... está na hora de re-inventarmos nós mesmos!!!

Trabalho de Campo na Pedra Itaúna

Veja um trecho do Trabalho de Campo na Pedra Itauna, realizado pelos professores Fernando (Geografia) e Beth (Educação Física), com os alunos das 8°séries. 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vidas secas

Na manhã de ontem, 26 de abril, os alunos do 3° ano do ensino de médio, juntamente com os professores  Ronaldo (Literatura), Marcela (Português), Lacerda (Literatura e coordenador de área) e Walber (Filosofia e Sociologia),  reuniram-se com o objetivo de analisar o livro: VIDAS SECAS. Foi um momento ímpar de reflexão. Veja algumas fotos que registraram o momento.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dica: Tropa de elite 2

Aproveitei o feriado para curtir alguns filmes, entre eles, o "Tropa de Elite 2". Aproveito para indicá-lo. Vale a pena assisti-lo com um olhar atento. O filme mostra como a politicagem existente no Brasil, se torna responsável pelas nossas mazelas. Talvez, por isso ele não tenha feito tanto sucesso como o Tropa 1. Confira!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Momento cívico

Nesta tarde, de terça-feira, os alunos da educação infantil da Escola Prof. Jairo Grossi, estiveram reunidos para um momento cívico. O evento contou com uma breve reflexão sobre as datas cívicas (19, 21 e 22 abril e seus respectivos significados), feita por este professor (Walber) e para terminar, cantamos o Hino Nacional. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Revolução Russa


Em mais um estudo interdisciplinar, as professoras Ângela Imaculada (história) e Maria José (Literatura) estão proporcionado, aos alunos das 7 séries, um estudo histórico/literário sobre a revolução russa através do filme: "Nicolas e Alexandra".

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aulão: "Energia que move e pára o mundo"

Mais um AULÃO foi realizado na Jairo de Inhapim. Os professores Ricardo (História), Noé (Física), Bethânia (Geografia) e Natália (Biologia) se reuniram e estudaram com os alunos das 8 série e 1 ano do ensino médio o seguinte tema: "Energia que move e pára o mundo".


quinta-feira, 14 de abril de 2011

APAE recebe alunos da Jairo Grossi de Inhapim

Orientados pela professora Teresinha (Empreendedorismo e Ética), os alunos da 7 série de Inhapim estiveram visitando a APAE, na manhã de quarta, dia 13 de abril. Um momento importante para a reflexão. 


terça-feira, 12 de abril de 2011

Palestra com o Prof. Germano

Segunda-feira, dia 11 de abril, os alunos do 3 ano do ensino médio, participaram da palestra proferida pelo Prof. Dr. Amédis Germano. Os temas tratados foram: os conflitos atuais, suas ideologias e relações sociais. Confira as fotos:



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sábado Livre


Isto mesmo, SÁBADO LIVRE, este é um dos projetos da Escola Prof. Jairo Grossi. Sábado, dia 09 de abril, os alunos foram convidados para uma manhã de recreação. Como pode ser observado na foto acima, vários foram os participantes. 
No mesmo dia, aconteceu o primeiro jogo entre os alunos das 8 séries X 1 anos do ensino médio. O campeão, do duelo "inter-séries", será o time que vencer primeiro três partidas. 
Os professores presentes: Fernando (Geografia), Beth (Educação Física), Roger (Educação Física) e Walber (Sociologia e Filosofia).

sábado, 9 de abril de 2011

História de Caratinga

Aos amigos que gostam de ler e de se aventurarem pela história, acabo de disponibilizar de forma digital um livro sobre a História de Caratinga. Veja, neste blog, na coluna da direita!
Ficha do livro:
Título: Caratinga, a cidade das palmeiras e de muito mais...
Ano de publicação impressa: 2005
Editora Caratinga

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fórum de discussão II

Vamos iniciar um novo Fórum de Discussão. A questão para o debate virtual será? Qual é a natureza (origem) do preconceito?
Alguns teóricos defendem que o preconceito tem sua origem na crença, 


"Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio."


outros sugerem o sentimento como um dos seus componentes:


"Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos."


E você o que pensa sobre isto? Qual é a natureza (origem) do preconceito? Deixe o seu comentário com os devidos argumentos.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alunos estudam Central do Brasil



Os alunos da 6 série, da Escola Prof. Jairo Grossi, através da orientação das professoras Fernanda (Geografia), Ana Eymard (empreendedorismo e ética) e Maria José (Literatura) estão sendo incentivados,  a fazerem um estudo interdisciplinar do filme "Central do Brasil". O evento tem como objetivo ilustrar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nos estudos em sala de aula.

Alunos participam da exposição do GRUPO FÓSSILIS

Orientados pela Prof. Elvira (História) os alunos dos 5 e 6 anos (4 e 5 séries) participaram da Exposição do GRUPO FÓSSILIS, evento que ocorreu na Casa de Cultura Ziraldo. "A Exposição contará com fotos mostrando as atividades do grupo, banners e parte do acervo do grupo composto por réplicas de fósseis, fósseis coletados em pesquisa de campo, cacos de cerâmicas e machadinhas dos índios que habitaram Caratinga e região."

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Alunos da Jairo Grossi visitam a AMA

Com o objetivo de promover a reflexão e conscientização sobre a dependência química, nesta manhã de quarta-feira, dia 06 de abril, os alunos do 1 ano do ensino médio de Inhapim,  sob a orientação dos professores Walber (Sociologia - Filosofia) e Teresinha (empreendedorismo e Ética) estiveram realizando uma visita na AMA - Associação Mãe Admirávelque promove a  recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. No local tiveram a oportunidade de ouvir as experiências dos assistidos e por conseqüência de fazer uma reflexão pessoal.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Palestra com o Prof. Germano

Na segunda-feira, dia 11 de abril, os alunos do 3 ano de ensino médio, terão a grata satisfação de participar da palestra do Prof. Amédis Germano. O tema da palestra será: "Os conflitos dos dias atuais". Mais uma conquista para as futuras provas do vestibular e do ENEM.

Casa da Esperança e Shopping do Vale



 O Trabalho de Campo em Ipatinga, realizado no dia 30 de março,  foi um sucesso. Parabéns a todos os envolvidos!!!