terça-feira, 9 de junho de 2015

Potencial turístico de Caratinga: uma reflexão


As cidades são formadas por um território delimitado. E cada uma delas apresenta suas potencialidades, fruto das características percebidas dentro do seu limite territorial, que são provenientes dos diversos setores e aspectos. Estas potencialidades podem ou não colaborar para o seu desenvolvimento, pois dependem de como elas são tratadas.
O desenvolvimento de qualquer cidade é o reflexo das oportunidades que nela se manifesta. Algumas apresentam oportunidades de origens naturais/ambientais e outras, justamente, por não possuírem tais características, procuram o desenvolvimento via o processo industrial, tecnológico, festivo, gastronômico... criando assim, nichos de crescimento. Já algumas outras procuram mesclar, ou até mesmo criar uma cadeia produtiva, agregando valores e incrementos, entre os recursos naturais locais e a industrialização destes.
Mas neste artigo, gostaria de concentrar em um foco específico, em uma oportunidade de desenvolvimento para o nosso município, que é o seu potencial turístico. Mesmo sabendo, que o assunto não é uma novidade teórica, pois ele já esteve em evidência em outros momentos, mas por estar adormecido, sendo deixado de lado, e por conseqüência, uma forma de desperdício de uma possibilidade de geração de renda e desenvolvimento social.
Poucas cidades apresentam tantos atrativos turísticos como o nosso município. Mas a sensação que temos é que aqui não tem nada. Que somos desprovidos de qualquer forma de fomentação ao turismo. Vejamos algumas que se perderam com o tempo, pela descaso como foram tratadas e outras que estão ai, debaixo dos nossos olhos, sendo, eficazmente, deixadas de lado.
Acredito que historicamente, perdemos uma grande oportunidade de perpetuar o Santuário de Adoração Perpétua, como um espaço de turismo religioso, como acontece em várias outras cidades Brasil afora. A figura do Padre Colombo, foi simplesmente ignorada. Um ícone da religiosidade da nossa região foi simploriamente renegado ao nada. Não pretendo e nem quero, neste espaço, entrar em questões religiosas, mas, pensamento turisticamente, a história do Padre Colombo poderia ter tomado outro rumo na nossa cidade.
Outro ponto que merece uma reflexão, sem entrar em mérito de valor ou gosto pessoal, mas observando com um olhar de fomentação ao turismo, a existência em nossa cidade de  personagens conhecidos nacionalmente, mundialmente... mas que praticamente não fazem parte do contexto turístico do nosso município. Temos uma Miss Brasil, nossa conterrânea Stael Abelha, um cantor dono de uma das vozes mais conhecidas e admiradas, que é o Agnaldo Timóteo, um escritor e cartunista mundialmente conhecido, o renomado Ziraldo. E tantos outros personagens culturais, que se destacam de alguma maneira em outras terras, mas que aqui, na terra da palmeiras, ou são desconhecidos ou pouco valorizados.
Em grande evidência pelo mundo, o turismo ecológico e/ou ambiental, conduzido de forma sustentável, é uma das formas de desenvolvimento, portanto de geração de renda, que se destaca em vários locais. Fazem parte das características naturais de Caratinga, a APA (Área de Proteção Ambiental) Pedra Itaúna, de uma beleza natural ímpar;  a reserva biológica, conhecida mundialmente como RPPN Feliciano Miguel Abdala, localizada no Distrito de Santo Antônio do Manhuaçu; a Lagoa do Piau; a Lagoa Silvana, que acreditamos pertencer à Ipatinga; várias cachoeiras, entre elas cito a cachoeira do Bom Será, situada nas mediações do Distrito de São João do Jacutinga.  Cada uma delas com suas particularidades naturais e mesmo observando as leis ambientais, que normatizam o uso destes espaços, poderiam servir para práticas de ciclismo, pesca esportiva, caminhadas ecológicas em trilhas, mirantes, esportes radicais... e tantas outras formas de lazer.
Assim, chegamos a uma preocupante conclusão: pouco adianta existirem os meios se eles não são usados, fomentados. Nosso maior problema chama-se abundância de meios. Possuímos tantas formas de incrementar o turismo e ao mesmo tempo eles são tão subutilizados. Há um desperdício, em tempos de crise, de caminhos para diversificar a economia e conseqüentemente de incentivar o desenvolvimento de Caratinga.


Walber Gonçalves de Souza é professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário