terça-feira, 27 de outubro de 2015

ARTIGO DE OPINIÃO

A COVARDIA DOS GESTORES PÚBLICOS
Artigo publicado 20/10) no Jornal Diario de Caratinga.

Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando observamos que todos os governos acabam herdando uma série de problemas dos governos que os antecederam; transformando-se numa aparente “bola de neve” que a cada dia aumenta mais agravando os problemas. Assim, de quatro em quatro anos ouvimos sempre as mesmas promessas acompanhadas das mesmas desculpas e justificativas.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando observamos que todos os governos prometem acabar com a corrupção, mas acabam fazendo a mesma coisa que condenaram. Aparece um escândalo aqui, outro ali, uma nota superfaturada aqui, petróleo vazando ali, trocas de favores aqui, compra de voto ali. Assim, de quatro em quatro anos vamos nos afundando em um mar de lamas da sujeira humana.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando observamos que as pessoas que deveriam cuidar dos bens públicos são os primeiros a saquear os cofres do cidadão.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando as prioridades não são consideradas prioridades. Na fala sim, mas na ação não. A escola não funciona, sua educação é analfabeta, a saúde está doente, os presídios não cumprem o seu papel de reabilitar, percebe-se que as instituições estão falidas, não conseguem cumprir o seu papel.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando a politicagem ocupa o lugar da política, pois o bem comum não é a regra do jogo. As picuinhas tornam-se maiores que as necessidades. O diálogo de ideias e posicionamentos perde o lugar para a discussão desenfreada e mal-educada, transformada em bate-boca.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando as pessoas erradas ocupam os lugares estratégicos. Como uma pessoa que não entende nada ou quase nada de uma determinada área pode ocupar a função de líder daquele segmento. A não ser para fazer parte desta ciranda politiqueira que está enraizada em toda a nação.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando falta criatividade, ousadia, coragem, espírito republicano, ser visionário, ficando preso sempre naquela velha fórmula: aqui as coisas funcionam assim, não mudam.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando se verifica uma gigantesca falta de compaixão dos nossos gestores. Pois pelo visto até hoje eles não perceberam que devido às suas faltas de ações estamos mergulhados em uma cidade, em um país, em que as mazelas humanas saltam aos olhos e estão aí, em todos os cantos para todo mundo ver.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando se constata o tamanho da covardia dos nossos gestores, da frieza com que conduzem os rumos da nossa vida política. Não consigo acreditar que seus atos monstruosos de corrupção são atos impensados; não consigo acreditar que eles não sabem que corrompendo estão gerando todos os nossos problemas. Que a saúde, educação, transporte, cultura, lazer… são o que são, portanto, de péssima qualidade porque o dinheiro que deveria ser aplicado em cada um destes setores é desviado para fins particulares.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando não se quer resolver os problemas. Nossos gestores dão a entender que não pensam, não buscam soluções, ficam presos às burocracias do sistema. Não procuram alternativas, transmitem uma imagem que aceitam passivamente as coisas como elas se mostram.
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando o tempo passa e não são apresentados projetos, sugestões por aqueles que deveriam conduzir os rumos da vida pública. Quantos projetos foram apresentados na esfera municipal que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município? Ou ajudaram, de alguma forma, elucidar soluções para os nossos intermináveis problemas? Caso este escritor esteja enganado, ficarei imensamente feliz!
Governar não deve ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando o sonho por dias melhores parece ter desaparecido. Sendo guiados pela mentira, pelo descaso, pela falta de caráter, pelo jeitinho brasileiro, pelo toma lá da cá… resta-nos viver mais infinitos anos na mesma situação em que nos encontramos.
A covardia dos gestores públicos deve ser substituída pela ousadia, coragem e compaixão, caso contrário governar nunca será uma tarefa fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário